1
resposta

Aula 01 - Estratégia em UX - reflexão sobre aplicativos do meu uso rotineiro

Conforme proposto ao final da primeira aula, realizei uma reflexão sobre alguns produtos digitais que fazem parte do meu dia a dia.

Aplicativos como WhatsApp, Spotify, Uber e iFood tornaram-se quase indispensáveis no cotidiano, pois entregam muito bem a experiência a que se propõem. Da mesma forma, os aplicativos bancários são essenciais para quem busca praticidade e menos burocracia. Como não tive muito contato com concorrentes diretos dos aplicativos citados, optei por aprofundar minha análise nos serviços de streaming e nas plataformas de e-commerce.

Após acompanhar o conteúdo da aula, percebi que elementos como o selo “Full” no Mercado Livre e a promessa de “entrega amanhã” nos produtos Prime da Amazon ajudam a reduzir minha ansiedade durante a compra. Acredito que essa sensação de segurança seja o principal motivo para que eu continue utilizando esses aplicativos, mesmo testando outros ao longo do tempo.

Em relação aos streamings, a Netflix se destacou inicialmente por sua interface fluida e intuitiva, o que a colocou à frente das concorrentes. No entanto, ao longo dos anos, as plataformas passaram por um processo de padronização, adotando recursos semelhantes, como rankings de conteúdos mais assistidos, recomendações baseadas no histórico do usuário até mesmo carrosséis visuais muito parecidos. Entendo que essa busca por e familiaridade na navegação seja uma evolução natural para o conforto do usuário. Até que surja uma inovação de interface, a principal disputa entre essas plataformas tende a ser cada vez mais focada na oferta de conteúdo.

1 resposta

Olá, Luis, como vai?

Sua reflexão demonstra uma boa assimilação do conceito de UX como parte da estratégia de negócio, indo além da interface e conectando experiência, percepção de valor e confiança na marca. Você conseguiu relacionar de forma clara como decisões de design e comunicação impactam diretamente suas emoções durante o uso, como a redução da ansiedade no momento da compra e a sensação de segurança ao escolher determinados serviços.

A análise está consistente, bem contextualizada com o conteúdo da aula e alinhada ao objetivo da atividade. O destaque que você deu para selos, promessas de entrega e padrões de interface mostra uma boa leitura sobre heurísticas, previsibilidade e familiaridade, pontos centrais quando falamos de experiência do usuário em escala.

Esse tipo de análise crítica é muito relevante para quem atua ou pretende atuar com UX, pois ajuda a entender decisões de produto sob a ótica do usuário e do negócio ao mesmo tempo. Obrigado por compartilhar sua percepção e fique à vontade para continuar trazendo esse tipo de reflexão para o fórum, que está sempre à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!