1
resposta

Reflexões dos produtos digitais

Ao decorrer das aulas me veio um site em mente quando se tratava das heuristicas, o próprio site da Alura. Tem seus pontos positivos e negativos.
Os positivos - eu diria que seria nas abas das aulas gravadas, nos quais se tem com clareza em qual parte eu estou estudando, quais eu já concluí e ainda faltam, no final possui um sistema de avaliação do curso, além de ter por escrito todas as aulas é bem completo e facil de entender a hierarquia dos elementos e o que cada coisa faz. O site em si todo é muito bem contruido visualmente, é bastante intuitivo o layout, possui hierarquia nas informações, o uso das cores para identificar cada área de estudo.
Pontos negativos do site - eu diria que é principalmente na área do aluno (dashboard - minhas trilhas - alura), com as novas atualizações do site eu sinto que carece de um elemento visual para mostrar quais formaçoes eu já concluí sem precisar de verificar a todo momento o número abaixo para checar se eu já fiz aquela formação, visto que antes eles eram mais destacados, o que condizia com a heuristica de visibilidade do status do sistema. Outro ponto é o das pontuações, acredito que incialmente tinham a intenção trazer esse estimulo por estudar e concluir, comentar no forum, instigar o aluno a participar mais da plataforma em sí, porem é um recurso meio esquecido e deixado de lado, apenas existindo sem um fim atrativo, seria mais interessante ter um sistema contruido em cima das pontuações para trocar por recompensas como: medalhas ou uma aba de destaques da semana com foto dos alunos, algo mais interativo e que cause uma sensação de merecimento por estudos da plataforma, um meio super bacana de instigar o usuario a usar o produto (estudar, interagir no forum, mostrar atividade) e causar a sensação de merecimento (ter simbolos de medalhas no perfil, ser honrado como estudante da semana ou ao atingir uma certa pontuação receber alguma promoção ou um "mimo" da alura). Enfim infinitas possibilidades!

1 resposta

Oii, Luana! Tudo bem?

É muito interessante ver como você aplicou o que aprendeu sobre as heurísticas de Nielsen para analisar a própria plataforma onde está estudando.

Você identificou bem a clareza nas trilhas de aprendizado. Ter a percepção exata de onde estamos, o que já foi feito e o que falta é uma aplicação direta da Visibilidade do Status do Sistema. Quando o layout utiliza cores e uma hierarquia bem definida, ele reduz a carga cognitiva, permitindo que o foco principal seja apenas o conteúdo das aulas.

Analisar um produto que você usa com frequência ajuda a perceber que o design nunca está pronto; ele é um processo de ajuste constante baseado no comportamento de quem o utiliza.

Continue com esse olhar atento, ele fará muita diferença nos seus futuros projetos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!