Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Experiência] Ansiedade para saber onde meu pedido se encontra

Há cerca de 2 semanas, fiz uma compra de lentes de contato no site EOtica, o processo em si foi bem simples e intuitivo, não tive dificuldades. Tudo ocorreu conforme descrito pelo site, o pedido levaria cerca de 7 dias úteis para ser produzido e só então seria enviado... Assim foi, o problema está acontecendo agora, no momento em que recebi o e-mail avisando que meu pedido havia sido enviado, fui informada sobre qual é a transportadora, mas não recebi o código de rastreio... ou seja, não consigo saber onde minha encomenda está. Quando clico em "Ver histórico detalhado" (da entrega), aparece apenas que o pedido está em "trânsito".

Isso me gera uma ansiedade tremenda, pois não sei onde o pedido está, e como a transportadora não fala o dia exato em que o pedido vai ser entregue, fico com medo de sair de casa e acabar perdendo o recebimento da minha encomenda. E tudo isso poderia ser evitado se a empresa tivesse compartilhado comigo o código de rastreio para que eu pudesse fazer o rastreamento direto pelo site da transportadora.

2 respostas
solução!

Oi, Laís! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões com a comunidade Alura.

Sinto muito pela experiência que está vivenciando. Você destacou um ponto importante da jornada do usuário: o pós-venda. Mesmo com um processo de compra simples, a falta de informações claras sobre o rastreio impactou sua percepção e gerou ansiedade. Isso mostra como transparência e comunicação são fatores necessários para uma boa experiência em produtos digitais.

Continue observando essas situações do dia a dia com esse olhar crítico de UX, isso fortalece muito sua visão estratégica. Dica: ao analisar experiências assim, tente mapear a jornada completa e identificar em qual etapa ocorre a frustração e como resolver fazendo o seguinte: proponha melhorias objetivas, como envio automático do código de rastreio e previsão mais clara de entrega.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Muito interessante, passei por uma experiência semelhante com a Shopee, que aliás, precisaria de um time de UX URGENTE pra resolver aquele mafuá! rsrs Comprei um kit de 10 fontes para celular (hoje em dia os produtos eletrônicos não oferecem mais a fonte e quanddo vem o cabo, é minúsculo) e a previsão de entrega era de cerca de 1 semana, passado o prazo, comecei a procurar na página alguma informação a respeito daquele atraso, SIMPLESMENTE NADA! Há até um local que vc consegue visualizar o status do pedido (não tão fácil de encontrar), mas o bendido informava desde então que a compra estava no Centro de Distribuição da Shopee, pra resumir, passaram-se 15 dias de atraso e nada de atualizarem o status, sempre constava no tal centro de distribuição, o pior de tudo que o único contato com a empresa é um maldito chatbot que não te leva a lugar nenhum, só te manda pra uma lista enorme de opções com textos massantes e resolver o problema que é bom, nada! Enfim, cancelei a compra, aí veio a outra dor de cabeça, pois nunca veio o estorno na fatua do cartão, embora eles jurem de pés juntos que sim.