Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Experiência] Ansiedade para saber onde meu pedido se encontra

Há cerca de 2 semanas, fiz uma compra de lentes de contato no site EOtica, o processo em si foi bem simples e intuitivo, não tive dificuldades. Tudo ocorreu conforme descrito pelo site, o pedido levaria cerca de 7 dias úteis para ser produzido e só então seria enviado... Assim foi, o problema está acontecendo agora, no momento em que recebi o e-mail avisando que meu pedido havia sido enviado, fui informada sobre qual é a transportadora, mas não recebi o código de rastreio... ou seja, não consigo saber onde minha encomenda está. Quando clico em "Ver histórico detalhado" (da entrega), aparece apenas que o pedido está em "trânsito".

Isso me gera uma ansiedade tremenda, pois não sei onde o pedido está, e como a transportadora não fala o dia exato em que o pedido vai ser entregue, fico com medo de sair de casa e acabar perdendo o recebimento da minha encomenda. E tudo isso poderia ser evitado se a empresa tivesse compartilhado comigo o código de rastreio para que eu pudesse fazer o rastreamento direto pelo site da transportadora.

1 resposta
solução!

Oi, Laís! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões com a comunidade Alura.

Sinto muito pela experiência que está vivenciando. Você destacou um ponto importante da jornada do usuário: o pós-venda. Mesmo com um processo de compra simples, a falta de informações claras sobre o rastreio impactou sua percepção e gerou ansiedade. Isso mostra como transparência e comunicação são fatores necessários para uma boa experiência em produtos digitais.

Continue observando essas situações do dia a dia com esse olhar crítico de UX, isso fortalece muito sua visão estratégica. Dica: ao analisar experiências assim, tente mapear a jornada completa e identificar em qual etapa ocorre a frustração e como resolver fazendo o seguinte: proponha melhorias objetivas, como envio automático do código de rastreio e previsão mais clara de entrega.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!