Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] UX no meu dia a dia

Após a primeira aula, refleti como o UX influencia no meu fluxo de consumo e tempo de tela.
Bem antes de eu sequer pensar em fazer o curso, eu já me via frustrado com algumas experiências de redes sociais com suas propagandas excessivas. Gostaria de entender como um profissional de UX poderia resolver essas questões, uma vez que a monetização das redes atualmente depende dessas propagandas e posts patrocinados.

2 respostas
solução!

Ei! Tudo bem, Diego?

O papel do profissional de UX, nesse caso, não é eliminar as propagandas, mas equilibrar monetização e experiência do usuário.

Na prática, UX atua de várias formas, por exemplo:

• Mapeando a jornada do usuário para identificar em quais momentos os anúncios causam mais frustração.

• Testando formatos menos intrusivos, como anúncios nativos que se integram melhor ao conteúdo.

• Definindo frequência e timing, evitando excesso de propagandas seguidas ou em momentos críticos da navegação.

• Segmentando melhor os anúncios, para que sejam mais relevantes e úteis para o usuário.

Trabalhando junto com produto e negócio, usando dados (tempo de tela, retenção, abandono) para mostrar que uma experiência menos agressiva pode gerar engajamento sustentável no longo prazo.

Ou seja, UX não ignora a monetização, mas busca soluções que mantenham o produto viável sem sacrificar a experiência. Sua percepção já é bem alinhada com o pensamento estratégico de UX, ótimo sinal para o curso!

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, conte conosco aqui no fórum.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Obrigado por me esclarecer Nathalia. Eu tenho parado de utilizar muitos apps por conta de propagandas excessivas, isso tem sido crucial para a minha experiência como usuário. Me esclareceu demais os pontos colocados