1
resposta

[Dúvida] UX no meu dia a dia

Após a primeira aula, refleti como o UX influencia no meu fluxo de consumo e tempo de tela.
Bem antes de eu sequer pensar em fazer o curso, eu já me via frustrado com algumas experiências de redes sociais com suas propagandas excessivas. Gostaria de entender como um profissional de UX poderia resolver essas questões, uma vez que a monetização das redes atualmente depende dessas propagandas e posts patrocinados.

1 resposta

Ei! Tudo bem, Diego?

O papel do profissional de UX, nesse caso, não é eliminar as propagandas, mas equilibrar monetização e experiência do usuário.

Na prática, UX atua de várias formas, por exemplo:

• Mapeando a jornada do usuário para identificar em quais momentos os anúncios causam mais frustração.

• Testando formatos menos intrusivos, como anúncios nativos que se integram melhor ao conteúdo.

• Definindo frequência e timing, evitando excesso de propagandas seguidas ou em momentos críticos da navegação.

• Segmentando melhor os anúncios, para que sejam mais relevantes e úteis para o usuário.

Trabalhando junto com produto e negócio, usando dados (tempo de tela, retenção, abandono) para mostrar que uma experiência menos agressiva pode gerar engajamento sustentável no longo prazo.

Ou seja, UX não ignora a monetização, mas busca soluções que mantenham o produto viável sem sacrificar a experiência. Sua percepção já é bem alinhada com o pensamento estratégico de UX, ótimo sinal para o curso!

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, conte conosco aqui no fórum.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!