1
resposta

Experiência vendendo na Elo7

Faço um trabalho extra de cerâmica para vender em diferentes plataformas, e vim compartilhar minha experiência sendo vendedora na Elo7. Bem acredito que assim como a experiência de quem compra, o tratamento para com os vendedores influencia na interação com a plataforma. O maior problema na Elo7 (como vendedora) é o processo de pagamento. O site possui um sistema onde o comprador consegue negociar o frete direto com o vendedor, temos que nos virar para montar a etiqueta por fora da plataforma, e então marcar que foi enviado. (para quem tem experiência, não é problema. Mas para novos vendedores, já é um tremendo extresse)

Acredito que tenha mais de um problema nisso. Primeiro que a Elo7 não pede o código de rastreio, eu preciso enviar no chat pro comprador, já dificulta do cliente (e do vendedor) de ter que sair do site para rastrear e ver onde o pedido está. Segundo que é o próprio cliente que precisa marcar que recebeu, e nessa parte, se ele não marcar e apenas não entrar mais no site (digamos que chegou tudo certo) simplesmente o vendedor não recebe o valor, ou seja, dias de trabalho para um valor trancado que não irá receber enquanto não for marcado finalizado.

Isso gera uma tremenda frustração, pois a venda que consegui conquistar, não tem retorno, a plataforma mostra descaso. E isso faz eu querer sair de lá imediatamente, pois porque irei querer continuar em um site que me trás frustração, perda de tempo e dinheiro? (literalmente)

Acredito que esse problema pode ser resolvido com etiquetas criadas na própria plataforma (já resolveria o problema do código de rastreio também), e seguir o exemplo da Shopee, onde o valor só é liberado ao vendedor após 7 dias pós recebimento, caso o cliente não marque que chegou.

Bem acredito ser uma experiência para ver com olhos UX, me corrijam se eu estiver errada.

1 resposta

Oi, Mariana! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei muito da sua análise sobre a experiência de quem vende na plataforma. Sua observação mostra um olhar bem alinhado com UX, porque você avaliou não apenas a jornada de quem compra, mas também a experiência da pessoa vendedora dentro do sistema. Quando você comenta sobre a dificuldade com etiquetas, rastreio e liberação de pagamento, você identifica pontos de fricção na jornada do usuário, algo muito importante em UX para entender onde a experiência gera frustração ou abandono da plataforma.

Continue desenvolvendo esse olhar crítico sobre produtos digitais.

Dica: sempre que observar um serviço ou plataforma, tente mapear a jornada completa do usuário, anotando onde surgem dificuldades e pensando em melhorias práticas, como você fez com a ideia da etiqueta integrada e do prazo automático para liberação do pagamento.

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!