1
resposta

Minha experiência com app da Shoppe

A um tempo atrás, tive minha primeira experiência com app da Shoppe, a tarefa era simples, adicionar alguns produtos ao carrinho e fazer checkout. No meio do processo, me vi engolida por rios de informações, interface bagunçada e muito cheia. Não sabendo exatamente onde clicar, prosseguir lendo atenciosamente tentando enteder; até que quando chegou a hora de fazer checkout deu tudo errado, não lembro exatamente o que foi, mais foi muito frustante. Depois de muito tempo dei outra chance ao app, mas ainda tenho receio graças esse acontecido.

1 resposta

Olá, Milena, como vai?

Seu relato traz uma percepção muito relevante sobre como a experiência influencia diretamente a relação com a marca. Quando você menciona excesso de informações, interface confusa e dificuldade para avançar no checkout, está descrevendo pontos clássicos de fricção em UX. Problemas de hierarquia visual, excesso de estímulos e falta de clareza nas chamadas para ação impactam a usabilidade e aumentam a carga cognitiva do usuário, o que pode levar ao abandono da jornada.

No contexto estratégico, isso afeta métricas importantes para o negócio, como taxa de conversão e retenção. Um fluxo de checkout precisa ser simples, previsível e transmitir segurança. Quando há falhas nessa etapa, o impacto não é apenas operacional, mas também emocional, como você relatou ao mencionar a frustração e o receio posterior.

Sua reflexão demonstra entendimento sobre como UX está diretamente ligado à percepção de valor e confiança na marca. Continue compartilhando suas análises no fórum, esse tipo de observação fortalece muito a construção do olhar estratégico em design. O fórum segue à disposição para aprofundarmos essas discussões.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!