Black November

ATÉ 50% OFF

TÁ ACABANDO!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

[Projeto] Análise de usabilidade do aplicativo Pinterest

Shadowing - Salvando um pin no Pinterest

Acesso ao aplicativo:
Ao abrir o Pinterest, percebo que já estou logada, o que facilita o uso imediato e evita a desconexão constante. A primeira tela que vejo é o feed principal, repleto de pins relacionados às minhas pastas e aos meus interesses anteriores.

Navegação inicial:
Cada pasta aparece de forma acessível no menu superior, permitindo que eu entre diretamente em qualquer uma delas. O aplicativo também exibe anúncios e patrocínios, mas sempre sinalizados, o que me ajuda a não clicar acidentalmente, a menos que esteja realmente interessada.

Menu inferior:
Na parte inferior da tela, observo os ícones principais: lupa (pesquisa), sinal de + (criação), chats e perfil. A disposição é intuitiva, e cada símbolo comunica bem sua função, o que torna o uso bastante natural.

Pesquisa de conteúdo:
Ao clicar na lupa, acesso a barra de pesquisa. Digito “decoração minimalista” e logo aparecem diversas imagens e vídeos relacionados ao tema. O algoritmo do Pinterest parece compreender bem meu estilo e preferências, pois as sugestões se alinham ao que costumo salvar.

Seleção do pin:
Escolho um pin que me chama atenção e clico sobre ele para ampliar. Na parte inferior da tela, há o botão “Salvar”. Toco nele, e o aplicativo exibe todas as minhas pastas disponíveis.

Escolha da pasta:
Penso por um instante em qual pasta esse conteúdo se encaixa melhor. Opto por salvar em “Casa dos Sonhos”, já que combina com a estética do pin. Ao confirmar, o aplicativo exibe uma breve mensagem informando que o item foi salvo com sucesso.

Sobre a experiência:
O processo é rápido, simples e visualmente claro. As cores e os ícones facilitam a navegação e reduzem o esforço mental. Percebo que minhas ações são quase automáticas, resultado da familiaridade com o aplicativo, mas ainda assim o Pinterest mantém uma sensação de descoberta constante, o que me motiva a continuar explorando e salvando novas ideias.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Olá, Ana, como vai?

Sua análise do processo de salvar um pin no Pinterest, utilizando a técnica de shadowing em si mesma, demonstra uma excelente compreensão dos conceitos de usabilidade e experiência do usuário abordados no curso. A forma como você detalhou desde o acesso ao aplicativo até a confirmação de salvamento é muito clara e objetiva.

Fico muito feliz que você tenha compartilhado seu exercício conosco e o incentivamos a continuar aplicando esse olhar crítico em outros produtos digitais.

O fórum está à disposição para quaisquer outras dúvidas ou compartilhamentos que você tenha ao longo do curso.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!