Realizei a análise do aplicativo Wise, um app de tecnologia financeira, traduzindo a experiência para a minha realidade. Ele facilita muito a minha vida por eu morar no exterior, principalmente para converter real em euro e vice-versa.
Logo ao entrar no aplicativo, tenho a opção de acesso por biometria facial, o que reduz o tempo de login e elimina a necessidade de inserir e-mail e senha a cada acesso. Esse detalhe melhora significativamente a experiência do usuário, tornando o fluxo mais rápido e eficiente.
Na tela inicial, o app apresenta de forma clara o saldo disponível em euro e real, além de exibir logo abaixo as últimas transações realizadas. Também há três botões de ação em destaque: Enviar, Adicionar e Receber, facilitando o acesso às principais funcionalidades.
Para realizar a experiência, cliquei no botão “Receber”, que abriu um pop-up com duas opções: Solicitar um pagamento e Dividir uma conta. Ambas aparecem com um ícone de seta à direita, indicando continuidade no fluxo. Selecionei a opção Solicitar um pagamento.
Em seguida, fui direcionada para uma nova tela onde pude inserir o @Wise do usuário, telefone ou e-mail. O aplicativo também exibiu meus contatos recentes, com os quais já havia realizado transações anteriormente, o que facilita o processo e reduz esforço cognitivo. Escolhi um desses contatos e avancei para a próxima etapa.
Na tela seguinte, o app solicita o motivo da cobrança, informação que será exibida para a pessoa que receberá a solicitação. Também é possível definir o valor e a moeda desejada para a transação. Após preencher os campos, havia um botão verde com o texto “Enviar solicitação”. Ao clicar nele, fui direcionada para uma tela de sucesso, confirmando que a solicitação havia sido enviada.
De modo geral, considerei a experiência muito fácil e intuitiva. Apesar de ser um aplicativo que lida com finanças e conversão de moedas — temas que podem gerar insegurança — o Wise se preocupa em explicar cada etapa do processo, incluindo informações sobre taxas e impostos, o que transmite transparência e confiança ao usuário.
Além disso, utilizo também o cartão Wise, que contribui para uma experiência ainda mais tranquila em viagens. Posso manter meu dinheiro na moeda que utilizo com mais frequência e, ao realizar pagamentos por aproximação, o valor é automaticamente convertido para a moeda local no momento da transação. Isso elimina a preocupação de converter dinheiro antes da viagem, mostrando que o produto foi pensado para antecipar problemas reais dos usuários e resolvê-los de forma simples.
No geral, me sinto segura e confiante sempre que utilizo o aplicativo ou o cartão, o que reforça uma experiência positiva e consistente.