1
resposta

[Projeto] Shadowing - Análise do aplicativo Bradesco Cartões

Ao entrar no aplicativo já se depara com as compras mais recentes feitas com o cartão de crédito em questão, mas o problema vem ao visualizar a fatura, que não apresenta essas compras recentes na fatura, e leva 2 dias úteis para uma atualização do valor total da fatura, isso faz com que eu perca o controle financeiro (Quanto já gastei esse mês e o quanto posso gastar), O que me leva a ter vontade de abandonar o banco e procurar um que possa me organizar melhor. Mesmo que as compras recentes estejam em processo de "confirmação", séria interessante mostrar o valor da fatura real de forma que a de entender que esse valor não foi confirmado pela operadora.

1 resposta

Olá, Otavio, como vai?

Seu relato atende bem à proposta da atividade e demonstra uma boa compreensão do objetivo do shadowing, que é observar a experiência real de uso e refletir sobre impactos práticos no dia a dia do usuário. Você conseguiu relacionar uma ação simples, que é acompanhar gastos no cartão, com uma consequência emocional e comportamental relevante, que é a perda de controle financeiro e a intenção de trocar de banco.

A análise está clara, objetiva e bem contextualizada, mantendo o foco na usabilidade e na expectativa criada pelo produto. A observação sobre a diferença entre compras recentes e fatura consolidada é pertinente e revela um ponto de fricção importante, especialmente por afetar a tomada de decisão do usuário.

Obrigado por compartilhar sua análise e fique à vontade para continuar usando o fórum para trocar percepções e aprofundar suas observações.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!