Vou compartilhar minha experiência sobre a função "limite de ajuste de cartão de crédito" no app do Banco Inter. Essa é uma funcionalidade que costumo usar bastante porque sempre prefiro manter o limite mais baixo, por motivos de segurança, e ajustar quando for realizar alguma compra de valor mais alto. Logo, geralmente é uma função que utilizo quando estou no meio de uma compra em outro site/aplicativo, ou no caixa de uma loja presencial, ou seja, estou com uma certa pressa em finalizar minha compra. Como usuária, nem sempre vou lembrar com tanta antecedência de fazer esse ajuste na correria do dia a dia prevendo que irei realizar uma compra.
Entro e vejo minha conta salva, muito simples de logar, demora poucos segundos. O design é bonito, botões em um formato moderno e uma tela de login bem diagramada. Só não gosto que a opção de "esqueci minha senha" seja um botão do mesmo formato e tamanho (embora de tonalidade mais fraca) que o botão de "entrar", porque embora seja bom que em um momento de pressa/esquecimento de senha eu veja logo onde posso resolver meu problema, pra mim não é uma funcionalidade tão usada e não deveria ter o "mesmo peso" de "entrar", o normal é entrar com sua senha sempre e muito dificilmente precisar usar o "esqueci minha senha", ele poderia sim estar logo abaixo de entrar, seguindo a heurística de ajudar o usuário a se recuperar de um erro, mas com menos peso.
Após login, na tela inicial, meu olhar sempre ignora os ícones superiores e a caixa de busca, salto logo para o saldo na conta, mesmo que não seja o motivo pelo qual abri o aplicativo. Existem alguns atalhos rápidos, um deles é um botão pequeno para ir para cartões, que resolveria meu problema, mas ele é tão pequeno em comparação ao restante desse bloco que eu o ignoro, como usuária, e admito que só o notei agora quando parei pra realizar essa atividade, como estudante de UX.
A próxima seção dessa página inicial é um botão que leva pra um feed de publicações de um fórum. Entendo que seja importante pra publicidade/negócios, mas é muito chato que esteja ali quando tenho pressa em usar a funcionalidade que vim resolver no app e preciso rolar mais a página pra chegar no que desejo. Passo ainda por outra seção em formato de um mini outdoor, que sempre varia, pode ser um botão pra ir pro inter shop, ou pros investimentos, etc, mas ainda não é o que preciso resolver.
Abaixo disso, finalmente encontro o botão de limite. Consigo ver por uma barra colorida quanto já foi utilizado e quanto tem disponível, é um design bem intuitivo. Clico nesse botão na expectativa de que me leve ao ajuste e sou levada para a área de cartões. Dentro dessa área, vejo o valor da minha fatura com uma tag de "aberta" e abaixo vejo novamente a barra de limite que havia na página inicial. Dessa vez, esse botão me leva para uma segunda aba, que finalmente é onde posso ajustar meu limite em si. Aqui, encontro o limite atual no topo onde posso editar para escrever o limite que desejo ou posso usar a barra abaixo e arrastar para mudar o valor, a barra aqui é diferente das iniciais porque ela me mostra também o quanto falta pra atingir o limite total que o cartão me disponibiliza (meu limite real). É uma página clean, resolve bem meu problema, não deixa espaço para dúvidas e o ato de deslizar a barra é muito fluido, que é o que preciso no momento de pressa em vez de pensar em um número pra ajustar.
O que acho curioso nesse caso é que o botão de limite que encontro na página inicial do meu app não me leva para o ajuste de limite em si, ele me leva para a área de cartão e a partir dela é que consigo acessar outra aba para limites. Me questiono se o banco possui uma experiência personalizada pra cada perfil de clientes e como eu acesso muito a parte de ajuste de limite é o que fica exibido na minha página inicial, acredito que para outra parcela de clientes o que faça mais sentido é manter no botão o valor da fatura em aberto, por exemplo, e ao clicar nisso ser levado para área de cartões. Não aprecio a experiência personalizada (se for isso mesmo), porque:
a) quando o limite que está previamente ajustado é o que eu preciso, eu posso só fechar o app e realizar minha compra e, na pressa, isso me tira a noção de em quanto está minha fatura, o que pode me levar a fazer mais compras não pensadas;
b) quando checo e vejo que preciso ajustar de fato o limite, acho irritante que o botão não me leve diretamente para o ajuste, parece uma "porta falsa, sem motivo pra estar ali se não vai resolver logo minha questão.
Concluindo, acaba sendo uma personalização que mais me atrapalha e/ou irrita do que ajuda e preferiria ter uma seção mais clara na página inicial que gritasse "CLIQUE AQUI E TE LEVAREI PARA ÁREA DE CARTÕES ONDE VC RESOLVERÁ TUDO QUE PRECISAR", geralmente isso é um resumo de valor de fatura + limite disponível (que é como no outro cartão que utilizo, do Banco Santander), mas nunca um falso botão que me "engana" sobre pra onde irá me levar.