1
resposta

[Projeto] Análise com método [Shadowing]

Quero falar sobre o aplicativo SHEIN, pois ele é o que me desperta mais curiosidade em questão de UX, por seu formato que vicia e, ao mesmo tempo, me trás uma sensação ruim.

Primeiramente, seu excesso de informação, muitos banners de promoção, cupom, perguntas sobre usabilidade, avaliação. Isso com certeza, é um ponto que me incomoda muito, além de seu layout a ser aprendido, mesmo com muitos elementos intuitivos no seu meio (de compras online), ainda sim, tem que ser entendido, processado e repetido.
Além disso tudo, é viciante, um algoritmo realmente muito bom, sempre recomendando coisas muito relacionadas ao que clico conforme navego. Ademais, pode-se falar sobre a falta de dúvida, a facilidade de obter respostas, como frete, o que cada botão faz, até mesmo o que deixa de fazer.

Por todas essas variáveis, a SHEIN me desperta esse misto de sensações, por ser tão bom e ruim ao mesmo tempo.

Aqui uma analise da tela do carrinho e a compra de um item escolhido:

• adicionar um produto ao carrinho
  • entrar no carrinho
  • sistema te notifica sobre esgotamento de produtos que já estão no carrinho (mostra a quantidade restante do produto)
  • ou sobre produtos que estão em promoção (mostra porcentagem da promoção)
  • acima da tela do carrinho ficam promoções acumulativas, como: ganhe 900,0 reais de cupom, obvio que tem preço mínimo de compra
  • abaixo do carrinho, cupons que podem ser aplicados a compra e o suposto preço final, que muda com as taxas e impostos
  • card do produto com porcentagem e tempo de promoção, quantidade do produto, quantas pessoas compraram, avaliação e informações do produto
  • separação de produtos no carrinho por marca/loja
  • botão de finalizar compra com descrição de mais barato e quantas peças foram selecionadas, além do frete grátis aparecer no cantinho dele

Conclusão: muita informação, maioria boas, outras são apelativas. Me da sensação de um tiktok do mundo das compras (mais que o tiktok shop kkk)

1 resposta

Olá, Lais, como vai?

Sua análise sobre o aplicativo demonstra uma compreensão sólida dos princípios de observação direta e registro de comportamento propostos no exercício. Você conseguiu identificar elementos de interface que compõem o modelo de negócios da plataforma, pontuando como a densidade de informações e os gatilhos de urgência, como a contagem regressiva e o estoque limitado, influenciam a experiência do usuário.

O método de shadowing, mesmo aplicado a si própria, permite essa desconexão do papel de consumidora para assumir o olhar técnico de designer, separando a funcionalidade do app da carga cognitiva que ele impõe.

Seu exercício está muito bem executado e agradeço por compartilhar suas percepções detalhadas com a comunidade. Continue explorando esse olhar crítico sobre os produtos que você utiliza no cotidiano, pois essa prática é fundamental para o desenvolvimento de um repertório analítico em UX.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!