Análise do aplicativo Petí - é um app de compras de conveniência em lojas em condomínios, sem atendimento da pessoa física.
Nele você tem a opção de comprar pelo app e retirar ou pagar em um caixa de autoatendimento.
Trajetória:
- Abrir
- Selecionar loja
- Conectar Bluetooth
- Análisar estoque do app
- Desbloquear geladeira
- Confirmar correspondência do estoque antes de finalizar a compra
- Carrinho
- Seleção de quantidades
- Inserção de dados do cartão de crédito
- Finalização da compra
Dores:
- Ansiedade na urgência - Aplicativo apresenta lentidão ao iniciar - o usuário que decide por consumir um produto mais caro e de forma confortável, apresenta uma urgência, mesmo que irreal, de finalizar os processos e consumir os produtos.
- Desconfiança - Exige que o bluetooth esteja ativo - Mensagem de aviso antes do início das compras, com uma cara de erro de windos 98.
Caso o bluetooth não esteja ativo, a geladeira 18+ não abre, mas você tem acesso a outros produtos normalmente. Isso também não fica explícito e gera desistímulo e preguiça. - Descredibilidade - Estoque - O app exige que você pessoalmente vá até a loja e confirme o estoque antes de finalizar a compra
- Desestímulo - Burocratização - A geladeira 18+ só abre se você estiver no app, com internet e bluetooth ativos no celular, no momento da abertura para retirada da compra. Caso haja um erro, a compra é efetuada e a geladeira não abre. O que te exige entrar em contato com a central de atendimento para estorno
Conclusão: A interação do aplicativo com a finalização física, não atua de forma eficaz e desestimula o consumo na loja de conveniência. Para o caso de consumo de bebidas alcoolicas ( geladeira 18+), o usuário acaba optando por pedir deliverys como Zé delivery, do que consumir na própria loja.
Em observação do grupo de usuário sêniors, há uma grande necessidade de apoio e ajuda de usuários mais incluídos digitalmente.