1
resposta

[Projeto] Análise de usabilidade do aplicativo Petí (Método Shadowing)

Análise do aplicativo Petí - é um app de compras de conveniência em lojas em condomínios, sem atendimento da pessoa física.
Nele você tem a opção de comprar pelo app e retirar ou pagar em um caixa de autoatendimento.

Trajetória:

  1. Abrir
  2. Selecionar loja
  3. Conectar Bluetooth
  4. Análisar estoque do app
  5. Desbloquear geladeira
  6. Confirmar correspondência do estoque antes de finalizar a compra
  7. Carrinho
  8. Seleção de quantidades
  9. Inserção de dados do cartão de crédito
  10. Finalização da compra

Dores:

  1. Ansiedade na urgência - Aplicativo apresenta lentidão ao iniciar - o usuário que decide por consumir um produto mais caro e de forma confortável, apresenta uma urgência, mesmo que irreal, de finalizar os processos e consumir os produtos.
  2. Desconfiança - Exige que o bluetooth esteja ativo - Mensagem de aviso antes do início das compras, com uma cara de erro de windos 98.
    Caso o bluetooth não esteja ativo, a geladeira 18+ não abre, mas você tem acesso a outros produtos normalmente. Isso também não fica explícito e gera desistímulo e preguiça.
  3. Descredibilidade - Estoque - O app exige que você pessoalmente vá até a loja e confirme o estoque antes de finalizar a compra
  4. Desestímulo - Burocratização - A geladeira 18+ só abre se você estiver no app, com internet e bluetooth ativos no celular, no momento da abertura para retirada da compra. Caso haja um erro, a compra é efetuada e a geladeira não abre. O que te exige entrar em contato com a central de atendimento para estorno

Conclusão: A interação do aplicativo com a finalização física, não atua de forma eficaz e desestimula o consumo na loja de conveniência. Para o caso de consumo de bebidas alcoolicas ( geladeira 18+), o usuário acaba optando por pedir deliverys como Zé delivery, do que consumir na própria loja.
Em observação do grupo de usuário sêniors, há uma grande necessidade de apoio e ajuda de usuários mais incluídos digitalmente.

1 resposta

Oi, Tatiana! Como vai?

Agradeço por compartilhar seus aprendizados com a comunidade Alura.

Com o que você descreveu sobre o uso do Petí, ficou claro como a jornada acaba ficando lenta e confusa, no momento de confirmar estoque e acessar a geladeira 18+. Gostei de como você destacou a ansiedade e a desconfiança que surgem com as exigências de Bluetooth, internet e avisos pouco claros.

Continue observando esses pontos, Tatiana. Seu olhar crítico ajuda muito no entendimento de como pequenas barreiras comprometem a experiência do usuário.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!