Nesta atividade, realizei um shadowing no aplicativo da Shein, com o objetivo de comprar um item e observar meu próprio passo a passo durante essa experiência.
Percebi que ao relatar o que aconteceu no uso do app, vi que tenho dificuldade em traduzir essa vivência para a linguagem de UX, e de ter esse olhar de identificar diretamente pensamentos, sentimentos, dificuldades, insights e oportunidades de melhoria. Essa é uma habilidade que ainda estou desenvolvendo.
Com o apoio da IA, consegui organizar a experiência de forma mais estruturada, compreendendo melhor o formato do shadowing. No uso do app, observei momentos de frustração causados por pop-ups longos que interromperam o fluxo e me fizeram perder o item selecionado, assim como estímulos positivos, como o destaque visual do frete grátis, que incentivaram a continuidade da compra.
Esse exercício me ajudou a entender que o shadowing não exige uma análise técnica durante o uso, mas sim uma reflexão posterior, na qual a experiência real é traduzida em contexto, percepções, dificuldades e oportunidades de melhoria, permitindo compreender melhor como um profissional de UX organiza esse tipo de análise, mas gostaria muito de exercitar mais a mente para enxergar com os olhos de um Designer Ux.