1
resposta

[iFood] Shadowing Exercicio - Filtrando restaurantes na busca

Cenário: Utilizando o aplicativo iFood para buscar restaurantes.
Quando: Defino um filtro por tipo vale refeição.
Então: Aparecem restaurantes que "aceitam" a forma de pagamento selecionada.

Tenho o costume de buscar restaurantes usando um filtro pelo vale refeição que possuo, assim terei a certeza que não precisarei pagar com outros meios ou dinheiro. Porém, para encontrar a lista de lojas tenho que scrollar a tela para baixo, e o menu possui botões pequenos e a cor branca no fundo, isso dificulta quando estamos com pressa para escolher algo. Em algumas tentativas, tive que retornar no scrolling para encontrar o filtro.
E a dificuldade, talvez bug, que encontrei, foi selecionar meu vale refeição, encontrar um restaurante e após encolher a comida e ir para pagamento, a loja não aceitava o vale refeição selecionado no filtro anteriormente.

1 resposta

Olá, Alexandre, como vai?

Sua observação sobre o processo de filtragem e a jornada de pagamento no iFood traz pontos relevantes sobre a experiência do usuário. O relato sobre a dificuldade visual nos botões de filtro e a inconsistência entre o filtro aplicado e as opções reais de pagamento na finalização do pedido demonstra uma quebra de expectativa crítica em UX. É interessante notar como o esforço cognitivo aumenta quando o design não oferece contraste suficiente ou quando o sistema falha em manter a consistência dos dados selecionados pelo usuário durante a navegação.

Parabéns por exercitar o olhar crítico e compartilhar suas percepções sobre a usabilidade do aplicativo. Continue praticando essa análise em outros produtos do seu cotidiano, pois esse exercício é fundamental para o desenvolvimento em design. O fórum segue à disposição para conversarmos sobre seus próximos registros.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!