Tenho como foco trabalhar com UX/UI na área de games, portanto escolhi para essa atividade fazer um "self-shadowing" de um dos jogos que abro diariamente, sendo usuária e player assídua do mesmo.
Love and Deepspace se trata de um jogo Otome com numa narrativa construída em torno do jogador como centro da experiência. Os interesses românticos quebram a 4° parede com o intuito de transportar o player para o universo do jogo.
Uma das funções que o jogo oferece é o sistema de lembretes. Nesse sistema o player adiciona na agenda virtual do jogo, algo para ser lembrado pelo seu personagem preferido em data e horário específicos. Aqui irei realizar esse passo a passo e analisar a experiência:
1 - Passo a passo
- Abro o app Love and Deepspace;
- Aguardo o carregamento do jogo;
- Toco na função de interações com o personagem assim que o jogo se iniciar;
- No canto inferior esquerdo seleciono a opção "remind me";
- O jogo me oferece 3 opções de lembretes que posso criar: diário, calendário menstrual e lembretes especiais;
- Ao selecionar a opção "daily" (diário) ele me oferece mais 6 opções de lembretes: Sleep, Work, Workout, Meal, Study, Custom;
- Seleciono a opção "study" e então ele me pede em qual horário eu gostaria de ser lembrada;
- Ao indicar o horário, o personagem pergunta em quais dias da semana eu quero ser lembrada e se quero ser lembrada apenas uma vez ou mais;
- Após indicar todos os detalhes, o jogo mostra uma tela com os dados que inseri e confirma se o meu lembrete está correto;
- Finalizo a ação tocando em "correct" e encerro a atividade;
- No horário indicado, recebo uma notificação em formato de banner com o ícone do app e o nome do personagem que escolhi me lembrando da atividade que pedi para ser lembrada na agenda virtual do jogo.
Observações e Conclusão
A principal característica de um jogo Otome é a inserção do jogador no universo do jogo, e Love and Deepspace faz isso de uma maneira sensacional. Além dos criadores terem inovado na ideia do que é entendido por Otome Game, adicionando diversas mecânicas que não são consideradas do gênero, essas mecânicas impactam na experiência do jogador/usuário de forma muito positiva. Gostar e amar personagens de diversos tipos de mídias faz parte do ser humano, nos apegamos e nos identificamos com eles, e muitas vezes queríamos que fossem reais. O sistema de lembretes adicionado no jogo, e diversas outras funções do mesmo, nos permite se sentir vistos pelos personagens que amamos e criam conexões mais profundas com os jogadores.
De maneira geral, o fluxo da criação de um lembrete é intuitivo a atividade é divertida de se realizar, levando em conta que todo o processo é feito com o personagem interagindo com o jogador. Se fosse apontar algo que poderia melhorar seria uma personalização do ícone do app, visto que o mesmo é a foto de um personagem específico, e não o que o jogador escolhe. Essa personalização poderia reforçar ainda mais a coerência entre a interface, narrativa e o vínculo emocional.
Em jogos desse gênero, a usabilidade não se limita apenas ao "fácil e intuitivo" mas também para a experiência narrativa do jogo. Analisar um jogo sob a ótica da usabilidade reforçou meu interesse em atuar com UX/UI para games, entendendo a interface não apenas como meio funcional, mas como elemento ativo na construção de vínculos e significados para o jogador. :)