Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Projeto] GROW Pessoal

Contexto: sou formada em Design de Produto (Desenho Industrial), fiz estágio durante a faculdade em uma startup como UX/UI Designer e atualmente trabalho como Designer de Embalagens em uma empresa. Como já fazem alguns anos que trabalhei com UX, e foi apenas um estágio, estou fazendo a carreira de UX da Alura porque desejo retomar minhas habilidades como UX/UI Designer - tanto para crescer no meu emprego atual com novos conhecimentos como também para buscar um emprego novo que seja home office :)

Iniciei elencando 10 habilidades fundamentais para empregos Júnior e Pleno em UX (home office) e avaliando meu domínio em cada uma delas (T shape):

HabilidadeDomínioPrecisa de atenção?
Pesquisa com usuários3Sim
Escrita4Não
Comunicação e Apresentação2Sim
Proatividade e Autonomia4Não
Empatia4Não
Figma3Sim
Noções de análise de dados e ferramentas (Google Analytics, Hotjar, Clarity)1Sim
Noções de desenvolvimento (HTML/CSS, Handoff)0Sim
Noções de design acessível em UX3Sim
Gestão de tempo e Organização4Não

Assim, entendo que os 3 maiores gaps a serem trabalhados são:

• Entender melhor sobre ferramentas de análise de dados
  • Entender melhor sobre desenvolvimento de software
  • Melhorar minhas habilidades de comunicação verbal e apresentação

Aplicando a ferramenta GROW, considerando os próximos 90 dias, cheguei no seguinte:
G: começar a aplicar para vagas de UX/UI globalmente
R: tenho receio de me colocar ativa no LinkedIn porque não quero que as pessoas da minha empresa atual saibam dos meus movimentos para migrar para UX. Além disso, tenho um bloqueio muito grande com o Behance, nunca utilizei ele porque nunca tirei o tempo para organizar meus projetos de design (e sinto que sou "menos designer" por isso).
O: inventar projetos pessoais para colocar no portfolio | redesenhar app da startup que eu estagiava, aplicando novos conceitos aprendidos nos cursos da carreira da Alura | revisitar entrevistas feitas na startup | ler o livro que tenho em casa sobre princípios de UX | ter uma postura mais autônoma no meu trabalho atual, aplicando IA no dia-a-dia, sugerindo melhorias e questionando padrões nas minhas atividades diárias | ao apresentar análises de dados no trabalho, testar novas abordagens e formas de comunicar mais diretas e didáticas.
W: organizar um portfolio (não necessariamente no Behance) voltado a UX Design até o final de outubro | atualizar meu currículo até o final de agosto | atualizar meu LinkedIn com ajuda de IA até a metade de agosto | seguir dedicando no mínimo 2h por dia à carreira de UX da Alura pelos próximos 3 meses | ao finalizar a carreira, fazer algum curso inicial de programação da Alura.

3 respostas
solução!

Oi, Fernanda. Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar sua reflexão. Sua análise demonstra um bom nível de autoconhecimento, tanto ao identificar suas experiências anteriores quanto ao mapear as competências que deseja fortalecer para retornar à área de UX/UI. A forma como você organizou o T shape e definiu prioridades para os próximos meses está alinhada com o objetivo da atividade, e as adaptações que fez refletem sua realidade profissional e suas metas.

Gostei especialmente de como você transformou seus desafios em ações concretas. Por exemplo, redesenhar o aplicativo da startup onde estagiou pode gerar um excelente estudo de caso para o portfólio, permitindo demonstrar evolução no processo de pesquisa, prototipação e validação. Da mesma forma, aplicar conceitos de UX e IA no seu trabalho atual pode render experiências relevantes para apresentar em futuras entrevistas, mesmo atuando em outra área de design.

Como você pretende medir a sua evolução ao longo dos próximos meses?

Parabéns pelo planejamento e por compartilhar sua experiência com a comunidade. Continue acompanhando a carreira e registrando sua evolução. O fórum está à disposição sempre que precisar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi, Mike!
Obrigada pelo retorno :)

Entendo que vou conseguir medir minha evolução junto do acompanhamento da carreira de UX, e também ao dar check nas tarefas estipuladas. Com relação às mudanças no meu trabalho atual, na próxima semana vou precisar fazer uma apresentação de análise crítica semestral, então vou conseguir já testar as mudanças que quero fazer.

Obrigado por compartilhar esse retorno. Definir indicadores de evolução e acompanhar o cumprimento das metas é uma forma eficiente de avaliar seu progresso ao longo da carreira. Aproveitar a apresentação de análise crítica para testar novas formas de comunicação também é uma excelente oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, observar o retorno do público e identificar pontos de melhoria. Pequenos ajustes feitos de forma contínua costumam gerar uma evolução consistente.

Continue registrando esses aprendizados durante sua jornada e compartilhando suas experiências no fórum.