Contexto: sou formada em Design de Produto (Desenho Industrial), fiz estágio durante a faculdade em uma startup como UX/UI Designer e atualmente trabalho como Designer de Embalagens em uma empresa. Como já fazem alguns anos que trabalhei com UX, e foi apenas um estágio, estou fazendo a carreira de UX da Alura porque desejo retomar minhas habilidades como UX/UI Designer - tanto para crescer no meu emprego atual com novos conhecimentos como também para buscar um emprego novo que seja home office :)
Iniciei elencando 10 habilidades fundamentais para empregos Júnior e Pleno em UX (home office) e avaliando meu domínio em cada uma delas (T shape):
| Habilidade | Domínio | Precisa de atenção? |
|---|---|---|
| Pesquisa com usuários | 3 | Sim |
| Escrita | 4 | Não |
| Comunicação e Apresentação | 2 | Sim |
| Proatividade e Autonomia | 4 | Não |
| Empatia | 4 | Não |
| Figma | 3 | Sim |
| Noções de análise de dados e ferramentas (Google Analytics, Hotjar, Clarity) | 1 | Sim |
| Noções de desenvolvimento (HTML/CSS, Handoff) | 0 | Sim |
| Noções de design acessível em UX | 3 | Sim |
| Gestão de tempo e Organização | 4 | Não |
Assim, entendo que os 3 maiores gaps a serem trabalhados são:
- Entender melhor sobre ferramentas de análise de dados
- Entender melhor sobre desenvolvimento de software
- Melhorar minhas habilidades de comunicação verbal e apresentação
Aplicando a ferramenta GROW, considerando os próximos 90 dias, cheguei no seguinte:
G: começar a aplicar para vagas de UX/UI globalmente
R: tenho receio de me colocar ativa no LinkedIn porque não quero que as pessoas da minha empresa atual saibam dos meus movimentos para migrar para UX. Além disso, tenho um bloqueio muito grande com o Behance, nunca utilizei ele porque nunca tirei o tempo para organizar meus projetos de design (e sinto que sou "menos designer" por isso).