Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

3
respostas

[Projeto] Shadowing App Twitch

Shadowing App Twitch

Objetivo: Encontrar um streamer específico

1. Abro o aplicativo, aparece a tela com lives sugeridas (análogo ao tik tok);
  2. Notei que as lives iniciais que aparecem são das pessoas que sigo, mescladas com outras que não sigo. Acredito que é uma indicação de lives que eu possa me interessar;
  3. Após um tempo, percebi que para ver minha lista de seguidores preciso scrollar para direita ou clicar em “Seguindo”. Não há um botão no menu para isso.
  4. Ao iniciar o app há um destaque/clipes, parecido com storys do Instagram, mas entre meus seguidores haviam poucos perfis que postavam clipes com frequência. Esse clipe está pegando aproximadamente ⅙ da tela, me gerando incomodo ao deixar a lista de seguidores e as lives sugeridas menores. Ao scrollar para cima os clipes somem e não voltam mais, ficam no canto direito da tela.
  5. Como não encontrei o streamer que queria em live, na tela inicial aparece “Categorias”, me dando outras opções para encontrar algo específico que desejo assistir.
  6. Logo abaixo, encontro a lista dos canais off-lines, confirmando que o streamer que procura está realmente off-line.
  7. Ao encontrar outra live que me interesso, há muitos anúncios, anúncios muitos longos e repetitivos, gerando grande frustração na experiência.
  8. Em relação ao Chat, está muito pequeno na live em fullscreen. Ao clicar para digitar uma mensagem no chat, demora um pouco para abrir a caixa de texto, não sendo imediata como o Youtube.
  9. No fim, busco esse mesmo streamer no Youtube, com menos anúncios e mais confortável e dinâmico.

Obs: Não é tão intuitivo encontrar o botão de Seguindo, pois ao entrar procuro ele direto no menu e não no topo. Acredito que ao abrir o app os clipes/destaques ficam grandes, e são pouco usados, me incomodou o fato da lista de seguidores ficar menor inicialmente, por conta desses destaques. O app acaba tendo muitos e longos anúncios, causando grande frustração. O chat não é rápido igual a concorrência me fazendo sair do app.

3 respostas

Oi, Andressa. Tudo bem com você?

Gostei de acompanhar o seu registro de shadowing no aplicativo da Twitch. Você descreveu a jornada de uso de forma detalhada, destacando tanto os pontos positivos quanto os momentos de frustração durante a busca por um streamer específico. Além de registrar as ações realizadas, você também relacionou cada etapa com a sua percepção sobre a experiência, o que é um dos principais objetivos desse tipo de observação em UX.

Um ponto interessante foi comparar a experiência da Twitch com a do YouTube. Esse tipo de comparação ajuda a identificar oportunidades de melhoria ao observar como produtos diferentes resolvem necessidades semelhantes. Também foi muito válido apontar questões como a dificuldade em localizar a aba Seguindo, o espaço ocupado pelos clipes na tela inicial, a quantidade de anúncios e a responsividade do chat. Essas observações são exemplos de insights que podem orientar futuras decisões de design e priorização de melhorias.

Se você fosse apresentar esse estudo para uma equipe de produto, quais desses pontos consideraria mais crítico para melhorar a experiência do usuário e por quê?

Parabéns pelo exercício e obrigado por compartilhar sua análise. Continue trazendo suas observações ao fórum, pois esse tipo de reflexão contribui bastante para desenvolver o olhar crítico em UX. Estamos à disposição para ajudar no que precisar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá Mike, estou bem e espero que você também.

Obrigada pela availição do shadowing, o seu retorno me faz pesar nos pontos levantados.

Em relação à questão, apontaria o excesso de anúncios como fator crucial para desistência dos usuário no app e a preferência pela concorrência a partir disso, esse seria um fator a ser aprofundado em pesquisas para analisar o número de pessoas que deixam de utilizar o app, causando uma diminuição do público.

Oi, Andressa.

Sua justificativa faz sentido e demonstra que você conectou a observação do shadowing com um possível impacto no negócio. O excesso de anúncios pode aumentar a taxa de abandono da plataforma e incentivar os usuários a migrarem para concorrentes que oferecem uma experiência mais fluida. Como você comentou, esse é um ponto que merece validação por meio de pesquisas com usuários e análise de métricas, como tempo de permanência, retenção e abandono durante a reprodução das lives. Esse tipo de evidência fortalece a priorização de melhorias pela equipe de produto.

Obrigado por compartilhar sua reflexão.