Por ser um aplicativo voltado a auto-cuidado, há muito a analisar na forma cuidadosa como este aplicativo se comunica com seu usuário.
A tela inicial costuma trazer alguma mensagem motivacional personalizada para cada dia da semana. Hoje, ao abrir, o aplicativo me deu boas-vindas à segunda-feira, comentou que meu bonequinho está relaxado após a aventura que ele teve, e que tem coisas a me contar. O botão de ação diz "start today" ou "let's go!", motivando a pessoa a iniciar seu dia.
Ao ir para a tela principal, há um botão "chat with them!" pulsando. Cada aventura do bonequinho traz uma experiência vivida por ele e a possibilidade de eu responder de 2 formas diferentes. Cada forma irá moldar a personalidade do personagem de maneiras diferentes. Neste caso, a resposta que escolhi deu pontos de curiosidade a ele.
Há 4 lojas no jogo: de roupas, de mobília, de cores (para trocar a cor do seu bonequinho), e de viagens (pois há vários locais para viajar no app). Cada loja tem um vendedor, e cada vendedor tem falas diferentes quando você "entra" na loja, de acordo com as suas personalidades. A vendedora de mobília, por exemplo, fala "I've been building nests since I was a tiny hatchling!" Essas falas humanizam os personagens, dando a sensação de você estar conversando com os vendedores como numa loja da vida real. Não exatamente conversando, pois neste caso não há como responder, mas ouvindo alguém comentar coisas :)
Na parte de objetivos diários, o jogo indica quantos ainda faltam para serem completados no dia, também incentivando a pessoa a concluí-los.
Na sessão de "como você está se sentindo neste momento?" além dos rostinhos com cores e formas diferentes, há textos "bad", "meh", "okay", "good" e "great" escritos abaixo, tornando mais claro e intuitivo de responder. Você pode simplesmente salvar a resposta, ou "refletir" sobre ela - neste caso, abrirá uma janela perguntando o que fez você se sentir desta forma, junto de uma parte para escrever sobre isso. Nada é obrigatório.
Considero Finch um ótimo aplicativo de auto-cuidado. Utilizo ele há muito tempo e pude notar diversas mudanças ao longo dos anos, todas sempre com o objetivo de acolher, auxiliar e incentivar pessoas e ficarem melhores, com a ajuda de um passarinho virtual que aprecia muito a nossa companhia e vai crescendo junto conosco :)