Conforme foi solicitado na primeira aula, para avaliarmos os produtos digitais do nosso dia a dia, resolvi falar da própria Alura, a plataforma de cursos que utilizamos atualmente.
Já fazia algum tempo que eu pensava na possibilidade de fazer um curso para melhorar meus estudos na área de UX e UI Design e, quando pesquisei pela Alura, encontrei uma explicação clara sobre as carreiras e tudo o que seria estudado em cada uma delas, em todos os níveis. Isso me deixou com um “gostinho de quero mais” desde o primeiro contato, pois as informações estavam claras e acessíveis — não apenas sobre os assuntos abordados nos cursos, mas também sobre os valores. Não precisei acessar outro aplicativo para descobrir quanto o curso me custaria (algo que me causa muita frustração é ter que falar com IA ou outras pessoas no WhatsApp, por exemplo, o que só aumenta a sobrecarga cognitiva do usuário).
No momento da compra do curso, tive outra surpresa positiva: o pagamento automático com o Nubank. Mal percebemos o dinheiro saindo da conta, o processo é simples e rápido.
Continuo admirando a plataforma da Alura pelo passo a passo da carreira, pela explicação de como a plataforma funciona e isso reforça a sensação de que fiz a escolha certa. Afinal, o lugar onde aprendo sobre UX também aplica, na prática, tudo aquilo que ensina. Por isso, parabenizo a equipe de UX e UI Design da Alura por sempre pensar em nós, usuários e alunos.
Como ponto de melhoria, acredito que poderia haver um padrão de cores mais consistente entre as páginas. Por exemplo, ao sair da página das aulas e acessar o fórum, percebe-se uma mudança brusca: a página das aulas é escura, com texto claro, enquanto a do fórum é clara, com texto escuro. Essa transição causa certa estranheza na navegação.