Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Conceito sobre Pensamento Computacional

Olá professora/professor e colegas,

No desafio proposto sobre reorganizar o atendimento de suporte, me vi em um impasse: como aplicar os pilares do Pensamento Computacional (Decomposição, Reconhecimento de Padrões, Abstração e Algoritmos) em um problema cujo processo desconheço completamente?

Minha confusão é a seguinte:

Se eu não sei como o processo atual de atendimento funciona

Se eu não tenho dados reais sobre os tipos de solicitação

Se eu não conheço os fluxos atuais

Como posso decompor algo que não entendo? Como identificar padrões sem dados? Como criar abstrações úteis sem conhecer a realidade?

Pelo que entendi do Pensamento Computacional, ele me ensina a:

Primeiro ENTENDER o problema

Depois ANALISAR sistematicamente

Só então SOLUCIONAR

Mas no desafio, sinto que estou sendo levado a pular direto para soluções sem passar pela compreensão do problema real.

Minhas perguntas específicas são:

Como devo proceder quando recebo um problema de um domínio que desconheço?

A decomposição nesses casos deveria ser focada em como investigar o problema, em vez de tentar decompor o próprio problema desconhecido?

Existe uma "etapa zero" no Pensamento Computacional que é sobre coleta de informações antes da análise?

Agradeço muito se alguém puder compartilhar insights sobre como aplicar o Pensamento Computacional de forma honesta em problemas genuinamente desconhecidos.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
2 respostas
solução!

Olá Renan, como vai?

A sua preocupação com isso é muito válida. Quando nos deparamos com um problema de um domínio desconhecido, a primeira coisa a fazer é, de fato, buscar compreender o contexto antes de aplicar os pilares do Pensamento Computacional.

1. Coleta de Informações: Antes de qualquer coisa, é importante coletar informações sobre o problema. Isso pode ser considerado uma "etapa zero" no Pensamento Computacional. Converse com pessoas que lidam diretamente com o processo, leia documentos e procure entender o máximo possível sobre o funcionamento atual.

2. Decomposição: Mesmo sem conhecer todos os detalhes, você pode começar a decompor o problema em partes menores que podem ser investigadas. Por exemplo, você pode dividir o problema em categorias como "tipos de solicitação", "fluxo de atendimento" e "ferramentas utilizadas". A decomposição inicial pode ser focada em como investigar cada uma dessas áreas.

3. Reconhecimento de Padrões: Após a coleta de informações, comece a identificar padrões. Isso pode ser feito através de entrevistas, análise de dados históricos (se disponíveis) ou observação direta do processo. Mesmo que os dados não sejam completos, qualquer padrão identificado pode ser valioso.

4. Abstração: Com as informações e padrões em mãos, você pode começar a criar abstrações. Por exemplo, se você identificar que a maioria das solicitações são dúvidas sobre pagamento, essa pode ser uma categoria que precisa de um fluxo específico.

5. Algoritmos: Por fim, com o problema mais claro, você pode pensar em algoritmos que ajudem a automatizar o atendimento. Isso pode incluir scripts para categorizar automaticamente as solicitações ou respostas automáticas para perguntas frequentes.

Lembre-se de que o Pensamento Computacional é um processo iterativo. À medida que você obtém mais informações, pode precisar revisitar etapas anteriores para ajustar suas decomposições, padrões e abstrações.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Entendi! A minha confusão surgiu justamente pela forma como o Pensamento Computacional foi ilustrado no vídeo, usando o exemplo de "fazer café". Percebi que, quando sabemos fazer café, a decomposição é direta. Mas e quando não sabemos?

No caso do desafio do atendimento, é como se me pedissem para "fazer um café" sem nunca ter visto uma cafeteira. A minha conclusão é que, em problemas de domínio desconhecido, a primeira etapa da decomposição não é dividir o problema, mas sim dividir o processo de aprendizado sobre ele.

Ou seja:

Estudar o processo: Entender como o café é feito — quais os métodos, instrumentos, tipos de grão, tempos e temperaturas.

Só então decompor as etapas do preparo com base no que foi aprendido.

A partir daí, identificar padrões (ex.: água quente extrai melhor o sabor) e criar abstrações (ex.: "tempo de infusão" como variável crítica).

Por fim, elaborar um fluxo ideal que não só faça café, mas o faça de forma consistente e saborosa.

Dessa forma, o Pensamento Computacional se torna uma ferramenta de investigação e estruturação — e não apenas de solução direta. E isso se aplica perfeitamente ao contexto do atendimento: sem conhecer o processo real, qualquer decomposição seria apenas suposição.

Obrigado por esclarecer essa "etapa zero" de compreensão do contexto. Fez todo sentido