1
resposta

[Projeto] Desafio: organizando o suporte ao cliente

Você foi contratado como analista em uma empresa de tecnologia e recebeu a seguinte demanda do time de Customer Success (Sucesso do Cliente):

“Precisamos melhorar a forma como lidamos com os pedidos de suporte dos usuários. As mensagens chegam com vários problemas misturados, como dificuldades para acessar o sistema, dúvidas sobre pagamento ou erros no uso de funcionalidades. Está tudo confuso e difícil de responder de forma ágil.”

Utilize os principais fundamentos do pensamento computacional para propor um plano que ajude a organizar e automatizar o atendimento. Considere:

Como decompor o problema?
 Decompor o tipo de problema e dividi-los em categorias;
 Utilizar um bot pra tirar algumas duvidas menos complexas;
  
É possível reconhecer padrões nos pedidos?
Sim, acessando o histórico/log do sistema seria possível reconhecer alguns padrões de pedidos dos usuários

Que tipo de abstrações pode ser criadas para simplificação do fluxo?
Diminuir a complexidade do sistema, utilizando maneiras mais ágeis e fáceis de utilização do sistema de pagamento, login etc...

É viável criar um algoritmo para lidar com cada tipo de solicitação?
Acredito que a depender do tipo de solicitação, talvez poderíamos utilizar soluções ja criadas ou ao menos utilizar raciocínios parecidos
1 resposta

Oi, Thales! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da sua análise, principalmente quando você destacou a decomposição do problema em categorias e a possibilidade de reconhecer padrões nos pedidos. Isso mostra que você está aplicando o pensamento computacional de forma prática, pensando em soluções mais ágeis para o atendimento ao cliente.

Ótimo que você já pensou em utilizar bots e abstrações para simplificar fluxos. Uma dica é mapear cada tipo de solicitação em um fluxo de decisão visual, como um diagrama, para facilitar a criação de algoritmos específicos para cada categoria de problema.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!