A princípio, quando pensamos na resposta para a reflexão proposta, tendemos a pensar grande, mas não precisamos ir muito longe para pensar em algo.
Considero o Duolingo o exemplo perfeito. Sempre gostei de aprender idiomas, então testei diversos sites e aplicativos, porém, nunca encontrei algum igual ao Duo. Talvez por sua popularidade e presença digital, ou pela sua agilidade, nunca soube apontar a razão pela qual eu gostava tanto. Essa dúvida morreu hoje.
O cuidado que o aplicativo tem com o emocional de seu usuário, como apontado e exemplificado pelo professor, foi um divisor de águas. O simples ato de ver a resposta correta e ter outras tantas chances de corrigir o erro podem não só tranquilizar o usuário. Por exemplo, no meu caso, essas chances viram bons minutos, ou horas, de fixação nos exercícios. Simplesmente levo o erro para o pessoal e não descanso até ter acertado várias vezes, para me certificar que de fato aprendi.
É impressionante como ajustes tão simples conseguem mexer com nossa mente e mudar rotinas consolidadas.