1
resposta

Reflexão sobre aplicativos

A princípio, quando pensamos na resposta para a reflexão proposta, tendemos a pensar grande, mas não precisamos ir muito longe para pensar em algo.

Considero o Duolingo o exemplo perfeito. Sempre gostei de aprender idiomas, então testei diversos sites e aplicativos, porém, nunca encontrei algum igual ao Duo. Talvez por sua popularidade e presença digital, ou pela sua agilidade, nunca soube apontar a razão pela qual eu gostava tanto. Essa dúvida morreu hoje.

O cuidado que o aplicativo tem com o emocional de seu usuário, como apontado e exemplificado pelo professor, foi um divisor de águas. O simples ato de ver a resposta correta e ter outras tantas chances de corrigir o erro podem não só tranquilizar o usuário. Por exemplo, no meu caso, essas chances viram bons minutos, ou horas, de fixação nos exercícios. Simplesmente levo o erro para o pessoal e não descanso até ter acertado várias vezes, para me certificar que de fato aprendi.

É impressionante como ajustes tão simples conseguem mexer com nossa mente e mudar rotinas consolidadas.

1 resposta

Oii, Victória.

O Duolingo é realmente um dos maiores cases de sucesso quando falamos em estratégia de UX voltada para engajamento e retenção, e você conseguiu identificar exatamente o porquê.

Você tocou em um ponto técnico muito importante: a forma como o sistema lida com o erro. Ao permitir que você veja a resposta correta imediatamente e tenha novas chances sem uma punição severa, o aplicativo reduz a "fricção" e a ansiedade.

Em termos de UX, isso se conecta diretamente com as heurísticas de usabilidade, especificamente a que trata de "ajudar os usuários a reconhecerem, diagnosticarem e recuperarem-se de erros". Ao transformar a falha em uma parte natural e segura do processo, o app cria um ambiente psicologicamente confortável.

O resultado é exatamente o que você descreveu: em vez de frustração e abandono (churn), o design gera motivação e persistência. Isso prova como uma decisão de design (como lidar com o erro) impacta diretamente o negócio (tempo de uso e fidelidade do usuário).

Continue cultivando esse olhar analítico sobre as ferramentas do seu dia a dia. É essa percepção que diferencia um usuário comum de um estrategista de UX.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!