Processo de Viabilização da Find My Pet - Por Adriana Barbosa
O projeto a seguir descreve a utilização da metodologia do Design Thinking para ajudar a viabilizar o app da FIND MY PET, uma solução digital para ajudar a adoção de animais resgatados por ONGs.
Descrição do Projeto A Find My Pet é uma solução digital que apoia a adoção de animais resgatados por ONGs da região Sudeste. As ONGs são organizações não governamentais que não recebem nenhum tipo de auxílio ou contribuição financeira do Governo. Todo o trabalho é voltado para o animais que chegam a partir de ações de resgates de situação de maus tratos, controle de natalidade, retirada das ruas e outros. A Find My Pet foi inaugurada em 2020 e hoje atua com cerca de 40% de animais resgatados em todo o estado de SP. De acordo com o Instituto Pet Brasil (IBP), 185 mil é o número de animais abandonados ou resgatados após maus tratos sob a tutela de ONGs e grupos protetores no Brasil, sendo 60% o número de animais em condição de vulnerabilidade desde 2018. Como uma ONG de baixo-médio porte, é voltada para pessoas interessadas em se tornarem voluntários ou cuidadores dos animais resgatados (lar temporário), usuários de redes sociais (que militam em torno da causa dos animais), pessoas que combatem o abandono de animais e que apadrinham os animais.
Objetivos e Metas O objetivo principal da Find My Pet é buscar novos nichos de mercado que hoje não são cobertas pelas principais ONGs existentes no mercado. As principais metas são dobrar o número de animais resgatados, chegando a cerca de 80% até o final de 2023, e, aumentar o número de parceiros, colaboradores financeiros e padrinhos para expandir no interior de São Paulo.
Estratégia Foi adotada a metodologia do Design Thinking para conseguir descrever o processo criativo utilizado para auxiliar desde a determinação do problema principal até a viabilização de uma nova solução. Para facilitar a visualização de todas as etapas do processo, foi utilizado o diagrama do Duplo Diamante, gerando ciclos de convergências e divergências.
Fase 1 - Descoberta Durante a fase de descoberta, foram realizadas pesquisas primárias que trouxeram as seguintes informações para os motivos de abandono de animais:
- 46,8% por problemas comportamentais dos cães.
- 29,1% por mudanças na disponibilidade do espaço ou regras de conduta social do espaço ocupado.
- 25,4% pelo estilo de vida do proprietário do cão.
- 14,9% pela diferença entre a expectativa vs. realidade ao adquirir o cão e os cuidados necessários.
- 70% é o percentual de crescimento de animais abandonados.
- 96% dos animais que estão em ONGs hoje são cães (cerca de 177.562 pets). Apenas 4% são gatos (cerca de 7.398 pets).
- 2 anos é a média de vida de cães que são abandonados, devido às más condições que são expostos diariamente.
Alguns dados foram clusterizados em uma Matriz CSD, ferramenta colaborativa que ajuda a elencar o que é mais importante descobrir para a resolução do problema na fase de descoberta e na exploração de hipóteses, aprofundando o desafio.
Fase 2 - Definição Durante a fase de análise e síntese, as observações definidas na etapa de imersão foram materializadas na proto-persona. Ainda nessa fase, foi realizado um Benchmarking e Desk Research para identificar os principais players do mercado. Também foi gerado o artefato de Service Blueprint, mostrando a jornada WOW do público-alvo do app, que é uma ferramenta que permite a gestão da qualidade de serviços e o design destes, visualizando, em forma de diagrama, as relações entre diferentes comportamentos de um serviço – incluindo pessoas e processos – além de conectar pontos de fricção na jornada do consumidor. A Find My Pet buscou usar essas ferramentas como vantagem estratégica, mapeando suas atividades para que o serviço pudesse funcionar adequadamente e dentro do esperado, além de buscar e analisar dados já disponíveis no mercado (como uma pesquisa secundária exploratória), pela coleta e uso de informações já publicadas. Pela visão do design, todos os artefatos gerados foram usados para complementar e enriquecer a pesquisa quantitativa, usando novos dados para embasar hipóteses, adjacentes e emergentes, obtendo um novo olhar e outros propósitos (point of view).