Nesta aula, ficou evidente que o UX Design não se limita a projetar telas bonitas, mas sim a alinhar os objetivos de negócio à resolução de problemas reais do usuário através de dados, argumentos sólidos e aplicação de heurísticas. Quando analisamos os produtos digitais sob a ótica da redução de fricção, percebemos claramente como a experiência molda nossa percepção sobre as marcas.
Compartilho minhas reflexões sobre duas experiências distintas do meu dia a dia:
Ex. Positivo (Fricção Reduzida e Retenção): O Canva
Como estudante de Administração, Marketing e Design, e atuando diretamente na liderança de projetos universitários e na criação de conteúdos visuais, o Canva se tornou um produto digital indispensável.
Aplicação de UX: O grande mérito do produto está na aplicação da heurística de correspondência com o mundo real e na consistência. A interface é extremamente intuitiva, permitindo que qualquer pessoa consiga criar designs complexos através de arrastar e soltar (drag-and-drop).
Impacto de Negócio: Ao remover a barreira técnica que ferramentas tradicionais de design impõem, o produto eliminou a fricção de aprendizagem. Isso me faz perceber a marca como uma facilitadora de produtividade, gerando alto valor percebido e me retendo como usuária diária.
Ex. Negativo (Fricção Alta e Frustração): Aplicativos de Bancos e Telas de Cadastro Complexas
Por outro lado, já experimentei muita frustração com aplicativos de instituições financeiras ou sistemas internos corporativos que pecam gravemente na arquitetura de informação e no feedback de erro.
Frustração no UX: Telas que exigem dezenas de campos de preenchimento sem salvamento automático, processos de autenticação burocráticos que falham sem explicar o motivo e fluxos de navegação confusos geram uma carga cognitiva altíssima.
Impacto de Negócio: Quando um app gera esse nível de fricção, a frustração imediata destrói a confiança na marca. O sentimento de incompetência do sistema é transferido para a percepção do serviço como um todo, fazendo com que eu (e milhares de clientes) abandonemos a plataforma para buscar concorrentes que priorizam o design centrado no usuário.
**
Conclusão:**
Observar esses detalhes me faz entender que cada clique economizado e cada fluxo simplificado se traduzem diretamente em faturamento, retenção e posicionamento estratégico de mercado para as empresas.