Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Faça como eu fiz: estratégia em UX

Nesta aula, ficou evidente que o UX Design não se limita a projetar telas bonitas, mas sim a alinhar os objetivos de negócio à resolução de problemas reais do usuário através de dados, argumentos sólidos e aplicação de heurísticas. Quando analisamos os produtos digitais sob a ótica da redução de fricção, percebemos claramente como a experiência molda nossa percepção sobre as marcas.

Compartilho minhas reflexões sobre duas experiências distintas do meu dia a dia:

Ex. Positivo (Fricção Reduzida e Retenção): O Canva
Como estudante de Administração, Marketing e Design, e atuando diretamente na liderança de projetos universitários e na criação de conteúdos visuais, o Canva se tornou um produto digital indispensável.

Aplicação de UX: O grande mérito do produto está na aplicação da heurística de correspondência com o mundo real e na consistência. A interface é extremamente intuitiva, permitindo que qualquer pessoa consiga criar designs complexos através de arrastar e soltar (drag-and-drop).
Impacto de Negócio: Ao remover a barreira técnica que ferramentas tradicionais de design impõem, o produto eliminou a fricção de aprendizagem. Isso me faz perceber a marca como uma facilitadora de produtividade, gerando alto valor percebido e me retendo como usuária diária.

Ex. Negativo (Fricção Alta e Frustração): Aplicativos de Bancos e Telas de Cadastro Complexas
Por outro lado, já experimentei muita frustração com aplicativos de instituições financeiras ou sistemas internos corporativos que pecam gravemente na arquitetura de informação e no feedback de erro.

Frustração no UX: Telas que exigem dezenas de campos de preenchimento sem salvamento automático, processos de autenticação burocráticos que falham sem explicar o motivo e fluxos de navegação confusos geram uma carga cognitiva altíssima.
Impacto de Negócio: Quando um app gera esse nível de fricção, a frustração imediata destrói a confiança na marca. O sentimento de incompetência do sistema é transferido para a percepção do serviço como um todo, fazendo com que eu (e milhares de clientes) abandonemos a plataforma para buscar concorrentes que priorizam o design centrado no usuário.
**
Conclusão:**
Observar esses detalhes me faz entender que cada clique economizado e cada fluxo simplificado se traduzem diretamente em faturamento, retenção e posicionamento estratégico de mercado para as empresas.

1 resposta

Oi, Danielly! Tudo bem?

A sua atividade Faça como eu fiz: estratégia em UX ficou muito bem construída, conectando UX Design, objetivos de negócio, redução de fricção e percepção de marca de uma forma bem prática.

A sua comparação entre o Canva e aplicativos com cadastros complexos mostra uma leitura madura sobre como a experiência do usuário influencia retenção, confiança e valor percebido.

Uma dica para aprofundar ainda mais a análise é transformar cada ponto de fricção em uma oportunidade de melhoria: descreva o que dificulta a jornada, como isso afeta a pessoa usuária e qual mudança poderia tornar o fluxo mais simples, como salvamento automático, mensagens de erro mais claras ou redução de campos no cadastro.

Pensando nos exemplos que você trouxe, qual melhoria teria maior impacto imediato na experiência: reduzir cliques, melhorar mensagens de erro ou simplificar cadastros?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!