2
respostas

GROW pessoal

Como estou em transição de carreira para UI/UX Design, os próximos 90 dias serão montando a minha base. Já fiz um outro curso básico sobre figma, então já consigo mexer nele sem muito problema. Já entendo sobre a importância de manter padrões e já conduzi uma entrevista para um app fictício.
Para os próximos 90 dias:

G: Concluir os principais cursos da Alura sobre Ui/Ux Design e a base da IA.
R: Já estudo há mais de um ano mas ainda me sinto presa e estagnada na hora de por a teoria em prática
O: Focar em seguir os planos de carreira da Alura, ao invés de ir pesquisando mais cursos, mais aulas, até não fazer nada.
W: Confesso que é a parte mais difícil pra mim. Organizar minha rotina para fazer ao menos 1 aula por dia, utilizando os recursos da IA e fazendo pequenas práticas, além de ler 1 livro indicado por mês

2 respostas

Olá, Paula! Como vai?

Parabéns pela coragem na transição de carreira e por estruturar seu plano de forma tão honesta! O uso do modelo GROW é uma excelente ferramenta para trazer clareza quando nos sentimos sobrecarregados.

Gostaria de validar um ponto muito importante que você trouxe na sua Realidade (R) e nas suas Opções (O): esse sentimento de "estagnação na teoria" é extremamente comum. Na área de tecnologia, chamamos isso de Tutorial Hell (Inferno dos Tutoriais) — a sensação de que precisamos fazer só mais um curso antes de estarmos prontos para a prática. Reconhecer isso e decidir focar em uma trilha estruturada (sem pular de galho em galho) foi a melhor decisão que você poderia tomar.

Para ajudar a lapidar esses seus próximos 90 dias, aqui vão algumas observações práticas:

• Goal (Metas): Sua meta está boa, mas tente deixá-la ainda mais palpável. Em vez de "os principais cursos", defina o número exato ou a formação específica. Isso ajuda seu cérebro a visualizar a linha de chegada.
  • Will (Vontade/Ação): Como essa é a parte mais difícil para você, o segredo é criar micro-hábitos. Uma aula por dia é excelente. No entanto, para quebrar de vez a "estagnação", a prática é inegociável.

Dica de Ouro: Não faça práticas soltas. Use esses 90 dias para aplicar o que aprender em um único projeto fictício contínuo. Se a aula foi sobre tipografia, arrume a tipografia desse projeto. Se foi sobre arquitetura de informação, crie o mapa do site desse projeto. No final dos 90 dias, você não terá apenas terminado os cursos, mas terá um Case de Portfólio pronto!

Você tem em mãos uma base sólida (já mexe no Figma e entende de padrões) e um plano honesto. O design se aprende fazendo, errando e iterando.

Considerando que organizar a rotina é o seu maior desafio no momento, em qual horário do seu dia você acha que seria mais realista encaixar essa "1 aula + pequena prática" para que ela se torne um hábito inquebrável?

Gostei de saber que existe um termo para essa estagnação!

Como estou balanceando uma nova carreira com um trabalho, acredito que o fim da tarde pra noite é meu melhor horário, exceto nas quintas, onde estudo inglês (também pensado em melhorar a carreira)