Galera, a aula sobre sistemas de recomendação e modularidade me chamou muito a atenção porque ela desmistifica como grandes apps funcionam. Eu quis comentar aqui como a ideia de 'blocos' muda tudo no desenvolvimento. Peguei o youtube music como exemplo pq é o que eu mais uso pra escutar musica. Trouxe uma parte de ideia de como o algoritimo do yt m funciona. A ideia central é não criar um algoritmo gigante e confuso, mas sim dividir em partes menores.
Exemplo prático (tipo playlist colaborativa)
Em vez de tentar resolver tudo de uma vez, o processo acontece em etapas:
Coleta
Pega as músicas que as pessoas enviaram (likes, sugestões, etc.)
Compatibilidade (o mais importante)
Verifica se as músicas combinam entre si
(ex: ritmo, estilo, energia)
Organização
Coloca as músicas numa ordem que faça sentido
(pra não ficar uma bagunça de estilos)
Montagem final
Mostra a playlist pronta pro usuário dar play
Como isso se parece com o YouTube Music
O YouTube Music funciona de forma parecida:
Ele coleta o que você ouve
Analisa seu gosto (compatibilidade)
Organiza sugestões
Entrega playlists prontas pra você (print do diagrama que eu tava fazendo no drawio.io)

Esse foi o do gpt:
COMPATIBILIDADE
|
-------------------------
| |
Regras simples IA avançada
(BPM, gêne (vibe, emoção,contexto)
A modularidade aparece quando a gente separa o sistema em partes.
Em vez de um algoritmo único e complicado, a gente usa vários blocos pequenos trabalhando juntos.
Se você quiser melhorar o sistema:
Não precisa mexer em tudo
Só altera o módulo necessário
Por exemplo, no YouTube Music (e outros apps de música), de 2010 pra ca, recomendação mais simples era baseada em coisas como: gênero,artista , músicas parecidas. Depois, hoje por explo sistema muito mais inteligente analisa seu comportamento tempo que você escuta
“vibe” ou sentimento da música
contexto (hora, atividade, etc.) top né, ou seja dá pra mudar com facilidade, desde que o sistema seja modular. Dá pra mudar porque o sistema foi dividido em partes independentes.
Então eu não preciso refazer tudo só altero o pedaço que eu quero melhorar.