6
respostas

Você consegue identificar situações em que o uso de software envolveu criatividade ?

**Como essas tecnologias têm impactado sua rotina, seus estudos ou seu trabalho?
**
Em todos os aspetos do meu dia a dia, desde ao deitar muitas vezes coloco aquele sonzinho calmo de natureza par dormir, dispertador, os apps que uso como por exemplo o de onibus da cidade, consigo visualizar horários em tempo real. No trabalho utilizo o tempo todos, desde a entrada o inicio e fim.. em resumo utilizamos para tudo e vem me ajudando a cada dia mais.

**Você consegue identificar situações em que o uso de software envolveu criatividade ?
**
Opa, desde o chat Gpt da vida rs, que uso bastante, desde perguntas e ajudas simples do dia a dia a dia e coisas complexas. No meu trabalho o tempo todo utilizamos e ajudamos nas criações e melhorias.

6 respostas

Sou designer grafico e trabalho em uma grafica e diferente do design de criação, meu uso criativo de software é voltado para a alquimia técnica. É saber exatamente como o fechamento de um PDF X-1a vai reagir na chapa, ou como a sobreposição de cores (overprint) pode ser usada estrategicamente para evitar falhas de registro. Minha criatividade está na resolução de problemas: encontrar o equilíbrio perfeito entre a resolução da imagem e o peso do arquivo, garantindo uma produção fluida e um produto final impecável.

Boa tarde Jessica!
Hoje em dia, para quem tem acesso, é praticamente impossível não ter impacto da tecnologia em nossas rotinas, não é mesmo?
Eu mesmo, que atuo vendendo carros, fico o tempo todo no celular ou no computador... respondendo clientes em diversas plataformas, postando anúncios, obtendo mais conhecimento fazendo cursos e etc.

Boa tarde, por Hobbie eu uso o Suno Ia, eu componho a letra e ele transforma em música, Ela também ajuda em receitas e várias dicas que o gemini e gpt ajudam com o que temos. Os softwares estão praticamente desde o nosso acordar até o nosso dormir.

Os softwares estão presentes no meu dia a dia de várias formas, e na maioria das vezes são utilizados de forma inconsciente. Uso desde um despertador para sinalizar horários, nos sistemas de reconhecimento facial da academia, no uso de computadores, ao ligar e desligar, na utilização de ferramentas de Inteligêncial Artificial, dentre as quais podem facilitar atividades repetitivas do dia a dia e ajudar a maximizar nosso tempo, no uso de e-mails, dentre outras formas.

Antes dos aprendizados em Gerenciamento de Rede e Marketing eu vinha da area das artes (tecnológicas e não tecnológicas), e tive uma percepção mais clara da seguinte questão, que eu ja vinha refletindo a respeito desde o inicio das relações com ambiente artistico, que é: criatividade não se restringe a arte espontânea sendo esta uma forma de expressão entre tantas possibilidades e me pareceu não bem percebido de boa parte de pessoas. É de fato um recurso extraordinário para permitir-se sem restrições e exigências rígidas, bom demais para auto exercício. Mas, organizar sistemas complexos, criar fluxos, conectar informações, transformar caos em clareza e adaptar ferramentas também exige e permite profundo exercício de criatividade. Quanto da mesma aplicada a uso de softwares, é percebivel na utilização e criação de funções e integrações que quanto mais afinizados estivermos com as funções que a ferramenta e ou ferramentas nos proporcionam mais livres e ate ligeiros estaremos para pensá-las e ou pensar com elas e através delas criativamente. Cada processo de integração e interconexão que visa atender a um contexto solucionativo específico exige um pensamento criativo para ser executado. Repensar o já pensado e em cada revisão ver algo, modos maneiras novos, ou que não foram vistos na primeiro pensamento solucionativo. Tenho para dia a dia, despertadores, planilhas organizacionais entre tantos outros para manter 3 cursos e tantos outros afazeres em simultâneo, mas no caso do uso de software, a criatividade aplicada não se trata só de se permitir criativo ou de observar o como solucionar um problema ou bem organizar algo, mas que quanto mais intimidade vamos tendo com a ferramenta em questão mais natural e mais potencial aparece a criatividade solucionativa, foi o que me ocorreu. Parece uma bobagem obvia, mas percebi que é uma importancia que por vezes poderia passar batido da percepção sem mão na massa.

tecnologia faz parte da minha rotina o tempo inteiro, muitas vezes sem eu perceber. Desde usar aplicativos de transporte, ouvir música, estudar online ou conversar com pessoas pelo celular, os softwares acabam facilitando quase todas as atividades do dia a dia.

Nos estudos e no trabalho, eles ajudam muito na organização e na agilidade. Consigo acessar informações rapidamente, fazer pesquisas, montar documentos e me comunicar com outras pessoas de forma muito mais prática. Isso torna as tarefas mais eficientes e ajuda a economizar tempo.

A criatividade também está muito presente no uso dos softwares. Vejo isso principalmente na criação de conteúdos, edição de fotos e vídeos, desenvolvimento de ideias e até na personalização de projetos. Hoje, a tecnologia permite que qualquer pessoa possa transformar ideias em algo útil e inovador, mesmo sem ter conhecimentos avançados em programação.