5
respostas

Desafio: Organizando o Suporte ao Cliente

“Precisamos melhorar a forma como lidamos com os pedidos de suporte dos usuários. As mensagens chegam com vários problemas misturados, como dificuldades para acessar o sistema, dúvidas sobre pagamento ou erros no uso de funcionalidades. Está tudo confuso e difícil de responder de forma ágil.”

Primeiramente, conforme foi recomendados nas aulas, dividiria o problemas em partes menores, ex:
Problema principal: As mensagens chegam com vários problemas misturados
Sub problemas: dificuldades para acessar o sistema
dúvidas sobre pagamento
erros no uso de funcionalidades
Em todos os três sub problemas é possível reconhecer padrões por meio de questões repetitivas. Neste caso, eu dividiria o atendimento em categorias e criaria um chatbot que consumiria dados baseados em palavras chaves das dúvidas enviadas pelos clientes...com base em combinações de palavras chave, este agente conseguiria responder as dúvidas dos clientes, organizar e automatizar o processo de suporte aos usuários.

5 respostas

Sugestão

Decompor os problemas de forma organizada afim de identificar quais, quantos, frequência que cada problema é informado! Com isso chegaremos na próxima fase que é:
Reconhecer os padrões dos problemas, por que não está conseguindo efetuar o pagamento, qual erro frequente na navegabilidade do sistema, se eles tem erros parecidos ou não, se a solução de um resolve o outro ou não.
Daí podemos agrupar as ações de ABSTRAÇÃO que garantirão os bugs relativos aos erros encontrados, esses erros serão colocados em grupos que por sua vez após serão solucionados mediante a criação de uma força tarefa conjunta em equipe elaborando um PASSO A PASSO (ALGORITIMO) estabelecendo o caminho de início, meio e fim para a resolução do problema!

Mas analisando a proposta do professor logo abaixo:....

"Uma forma possível de resolver esse desafio é:

Decomposição: separar os atendimentos em categorias (acesso, pagamento, uso da plataforma).
Padrões: identificar que muitas dúvidas se repetem em cada categoria.
Abstração: criar modelos de resposta ou uma FAQ automática.
Algoritmo: montar um fluxo de decisão simples para atendimento: “Recebeu mensagem → Identifica categoria → Verifica se há resposta padrão → Envia ou encaminha.”

....é bem mais profissional e tem mais cara de quem entende do assunto do que a minha sugestão, eu chego lá! kk

As duas sugestões se complementam, a primeira me parece uma forma de mapear causa raiz do problema em uma abordagem DMAIC...a segunda usa o pensamento computacional mas foca mais em automatizar diretamente o processo do que descobrir a caisa raiz...

Aqui eu seguiria a lógica computacional.
Decomposição dos problemas: separar os assuntos de cada reclamação (acesso ao sistemas, problemas no pagamento e erros de funcionamento).
Identifcações de padrões: identificar as repetições das dúvidas em cada tipo de reclamação.
Abstração: Focaria nas respostas para cada tipo de reclamação ou dúvidas por meio de automatizações de respostas.
Algoritmo: Organização das ações em sequência logica: Menssagens - Categorização - Automatização - Respostas adequadas ou ir para um atendente.

Tipo de problema bem comum — e quando não organiza, vira uma bola de neve mesmo.
Na minha opinião, a melhor forma de resolver esse problema é começar organizando os atendimentos, separando-os em categorias como acesso, pagamento e uso da plataforma. Eu percebo que muitos pedidos se repetem, então faz sentido identificar esses padrões para ganhar agilidade no atendimento. A partir disso, eu criaria respostas padrão e uma espécie de FAQ para evitar retrabalho e tornar o processo mais eficiente. Também acredito que dá para estruturar um fluxo simples, quase como um passo a passo: receber a mensagem, identificar o tipo de problema, verificar se já existe uma resposta pronta e, se não houver, encaminhar para alguém do time. Pra mim, essa abordagem traz mais clareza, organização e rapidez, melhorando tanto o trabalho da equipe quanto a experiência do cliente.