Oi, Lucas.
Parabéns por já estar pensando lá na frente, na estrutura real de um sistema. Essa sua curiosidade sobre como os dados chegam até o código é o que diferencia quem apenas decora comandos de quem realmente entende de arquitetura de software.
Sobre a sua dúvida: para este desafio específico de calculando valor da entrega, você não precisa usar uma API. O objetivo aqui é focar puramente no pensamento computacional e na lógica de decisão.
Abaixo, preparei algumas dicas para você estruturar seu algoritmo de maneira mais direta:
- Entrada de dados simplificada: Em vez de se preocupar com a integração real de mapas (que seria necessária em um app comercial), imagine que o valor da distância já foi descoberto. Você pode simplesmente pedir para o usuário: "Digite a distância em quilômetros".
- Abstração: Na programação, muitas vezes "fingimos" que um dado já existe para testar a nossa lógica principal. No seu caso, o foco deve ser: dado que eu já tenho um número X (distância) e uma condição Y (chuva), como eu calculo o preço?
- Variáveis e condicionais: Pense no valor da entrega como uma caixinha que começa vazia. Você vai preenchendo essa caixinha com valores diferentes dependendo dos "SEs" (IFs) que encontrar pelo caminho.
Para o seu progresso no pensamento computacional, vale notar que, em um projeto real, você usaria sim uma API (como a do Google Maps) para converter CEP em quilômetros. Mas, para treinar a lógica, trabalhamos com valores genéricos para não "poluir" o raciocínio com problemas de conexão ou chaves de acesso. Você pode ler mais sobre como organizar essas etapas no guia sobre O que são algoritmos e lógica de programação? .
Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!