3
respostas

[Dúvida] Eu preciso fazer uso de API nesse desafio ?

eu posso ta complicando o exercício, mas já que está falando sobre calculo de distancia teria que usar uma api correto ? que o cliente vai colocar o CEP dele e a partir desse CEP ele vai ver as opções media de distancia e dizer se vai ser
Para entregas até 5 km, a taxa é R$ 5,00.
Entre 5 e 10 km, a taxa é R$ 8,00.
Acima de 10 km, a taxa é R$ 10,00.
ou tem alguma maneira de fazer isso de maneira mais simples e genérica ? se tiver, não precisa me dar a resposta mastigada, mas pode me dar dicas pra eu tentar chegar no resultado

3 respostas

Oi, Lucas.

Parabéns por já estar pensando lá na frente, na estrutura real de um sistema. Essa sua curiosidade sobre como os dados chegam até o código é o que diferencia quem apenas decora comandos de quem realmente entende de arquitetura de software.

Sobre a sua dúvida: para este desafio específico de calculando valor da entrega, você não precisa usar uma API. O objetivo aqui é focar puramente no pensamento computacional e na lógica de decisão.

Abaixo, preparei algumas dicas para você estruturar seu algoritmo de maneira mais direta:

• Entrada de dados simplificada: Em vez de se preocupar com a integração real de mapas (que seria necessária em um app comercial), imagine que o valor da distância já foi descoberto. Você pode simplesmente pedir para o usuário: "Digite a distância em quilômetros".
  • Abstração: Na programação, muitas vezes "fingimos" que um dado já existe para testar a nossa lógica principal. No seu caso, o foco deve ser: dado que eu já tenho um número X (distância) e uma condição Y (chuva), como eu calculo o preço?
  • Variáveis e condicionais: Pense no valor da entrega como uma caixinha que começa vazia. Você vai preenchendo essa caixinha com valores diferentes dependendo dos "SEs" (IFs) que encontrar pelo caminho.

Para o seu progresso no pensamento computacional, vale notar que, em um projeto real, você usaria sim uma API (como a do Google Maps) para converter CEP em quilômetros. Mas, para treinar a lógica, trabalhamos com valores genéricos para não "poluir" o raciocínio com problemas de conexão ou chaves de acesso. Você pode ler mais sobre como organizar essas etapas no guia sobre O que são algoritmos e lógica de programação? .

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

seria algo como isso aqui então:

Distancia = float(input("Digite a distância percorrida (em km): "))
chuva = input("Está chovendo (sim ou não): ")
if Distancia <= 5:
taxa = 5.00
elif Distancia <= 10:
taxa = 10.00
elif Distancia <= 20:
taxa = 15.00

if chuva == "sim":
taxa += 2.00

mas se fosse pra colocar uma API como funcionaria isso ?
é algo simples de fazer ?