Ola! Quais as melhores IAs do momento para programacao?
Ola! Quais as melhores IAs do momento para programacao?
Oi, Antonio!
Que prazer ver seu interesse sobre o que há de novo no mundo da programação com IA. Como você está acompanhando o curso de Pensamento Computacional, entender essas tecnologias ajuda muito a ver como a lógica que você estuda é aplicada na prática.
As opções que mais se destacam no momento:
Muitos desenvolvedores consideram o Cursor a melhor escolha hoje. Ele não é apenas uma extensão, mas um editor de código completo (baseado no VS Code) que já nasceu com IA integrada.
O Claude (especialmente nas versões 4.5 e Opus) ganhou muito espaço por ter um raciocínio mais humano e detalhado.
Continua sendo o padrão da indústria pela facilidade de uso. Ele fica ali, "espiando" o que você digita e sugerindo o próximo passo quase instantaneamente.
Ainda é um companheiro muito versátil, especialmente para quem está começando.
| Necessidade | Sugestão |
|---|---|
| Aprender e tirar dúvidas | ChatGPT ou Claude |
| Trabalhar em projetos grandes | Cursor ou Claude Code |
| Rapidez no dia a dia | GitHub Copilot |
| Foco em privacidade/uso local | DeepSeek |
Um ponto interessante para o seu momento nos estudos: enquanto você desenvolve o seu pensamento computacional, tente usar essas ferramentas para explicar o "porquê" das coisas, em vez de apenas copiar o código. Isso vai fortalecer sua base lógica.
Eu uso muito o gemini para programação é muito bom, só colocar uma diretriz para ele não da código prontos e sim te ajudar a pensar, para estudo em geral gosto do Perplexity, trás muita coisa da internet.
O Diferencial: O Agent Mode. Você não pede apenas para ele escrever uma função; você pede para ele "criar a rota de autenticação, o componente de login e garantir que o middleware proteja as rotas". Ele abre, edita e cria múltiplos arquivos sozinho.
Dica: O recurso Composer (Cmd+I) é onde a mágica acontece.
O Diferencial: Raciocínio lógico superior. Ele é menos propenso a "alucinar" do que outros modelos e é excelente para debugar erros complexos que envolvem vários arquivos.
Uso ideal: Refatoração de sistemas legados e correções de bugs profundos.
O Diferencial: A IA está sempre ciente do que você está fazendo em tempo real, sem precisar que você dê "contexto" toda hora. A integração entre o terminal, o editor e o chat é extremamente fluida.
Uso ideal: Para quem trabalha em grandes empresas que já usam o ecossistema Azure/GitHub e precisam de segurança corporativa.
Primeiramente, muito obrigado por compartilhar esse conteúdo! Para quem está começando agora, ver discussões sobre programação e IA já abre a mente para o que é possível construir daqui pra frente.
Confesso que ainda estou no início da jornada, mas é motivador entender que dá para usar a IA como apoio sem deixar de lado a base, como foi comentado. Isso ajuda a dar mais direção nos estudos e evita aquele sentimento de estar perdido.
Seguirei explorando os conteúdos e aprendendo passo a passo. A troca aqui no fórum faz toda a diferença para quem está começando. Valeu mesmo pelo compartilhamento!
Olá, tenho utilizado o Claude no Chat, porém tenho pesquisado sobre o Claude Code e Coworking, acredito que ambos possam alavancar ainda mais os processos que o Claude Chat fica limitado.
Boa, Fred — interessante esse ponto que você trouxe.
Também tenho visto essa evolução das ferramentas, além do uso mais básico em chat. Pelo que entendo, essas versões mais avançadas tendem a atuar melhor em tarefas mais estruturadas, como apoio direto no código e organização de fluxos.
Como ainda estou no início, tenho focado em fortalecer a base e usar essas ferramentas como apoio, mas sem depender totalmente.
Vou dar uma olhada melhor nessas opções que você comentou.
Obrigado por compartilhar — agregou valor à troca!
Olá, eu utilizo bastante o Gemini e o Claude Code para auxilio de Lógica(Cuidado para não copiar o código pronto e Busque entender como resolver o problema).
O Gemini precisa que você oriente bem o que quer, principalmente na lógica, senão o código pode acabar virando uma bagunça difícil de entender depois.
O Claude não é muito diferente, mas costuma lidar melhor com prompts mais longos e organizados.
Independente de qual IA você escolher, vale muito a pena aprender como usar bem os prompts para extrair as melhores respostas.
Foi boa, Gustavo — trouxe um ponto bem prático.
Faz total sentido esse cuidado com prompts e, principalmente, em não só copiar a resposta, mas entender a lógica por trás. No fim, a ferramenta acelera, mas quem resolve o problema ainda é o raciocínio.
Esse ponto sobre organizar melhor o que se pede também é chave — quanto mais claro o direcionamento, melhor a qualidade da resposta.
Vou aplicar isso nos estudos.
Obrigado pelo compartilhamento — agregou valor à troca!