Ola! Quais as melhores IAs do momento para programacao?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Ola! Quais as melhores IAs do momento para programacao?
Oi, Antonio!
Que prazer ver seu interesse sobre o que há de novo no mundo da programação com IA. Como você está acompanhando o curso de Pensamento Computacional, entender essas tecnologias ajuda muito a ver como a lógica que você estuda é aplicada na prática.
As opções que mais se destacam no momento:
Muitos desenvolvedores consideram o Cursor a melhor escolha hoje. Ele não é apenas uma extensão, mas um editor de código completo (baseado no VS Code) que já nasceu com IA integrada.
O Claude (especialmente nas versões 4.5 e Opus) ganhou muito espaço por ter um raciocínio mais humano e detalhado.
Continua sendo o padrão da indústria pela facilidade de uso. Ele fica ali, "espiando" o que você digita e sugerindo o próximo passo quase instantaneamente.
Ainda é um companheiro muito versátil, especialmente para quem está começando.
| Necessidade | Sugestão |
|---|---|
| Aprender e tirar dúvidas | ChatGPT ou Claude |
| Trabalhar em projetos grandes | Cursor ou Claude Code |
| Rapidez no dia a dia | GitHub Copilot |
| Foco em privacidade/uso local | DeepSeek |
Um ponto interessante para o seu momento nos estudos: enquanto você desenvolve o seu pensamento computacional, tente usar essas ferramentas para explicar o "porquê" das coisas, em vez de apenas copiar o código. Isso vai fortalecer sua base lógica.
Eu uso muito o gemini para programação é muito bom, só colocar uma diretriz para ele não da código prontos e sim te ajudar a pensar, para estudo em geral gosto do Perplexity, trás muita coisa da internet.
O Diferencial: O Agent Mode. Você não pede apenas para ele escrever uma função; você pede para ele "criar a rota de autenticação, o componente de login e garantir que o middleware proteja as rotas". Ele abre, edita e cria múltiplos arquivos sozinho.
Dica: O recurso Composer (Cmd+I) é onde a mágica acontece.
O Diferencial: Raciocínio lógico superior. Ele é menos propenso a "alucinar" do que outros modelos e é excelente para debugar erros complexos que envolvem vários arquivos.
Uso ideal: Refatoração de sistemas legados e correções de bugs profundos.
O Diferencial: A IA está sempre ciente do que você está fazendo em tempo real, sem precisar que você dê "contexto" toda hora. A integração entre o terminal, o editor e o chat é extremamente fluida.
Uso ideal: Para quem trabalha em grandes empresas que já usam o ecossistema Azure/GitHub e precisam de segurança corporativa.
Primeiramente, muito obrigado por compartilhar esse conteúdo! Para quem está começando agora, ver discussões sobre programação e IA já abre a mente para o que é possível construir daqui pra frente.
Confesso que ainda estou no início da jornada, mas é motivador entender que dá para usar a IA como apoio sem deixar de lado a base, como foi comentado. Isso ajuda a dar mais direção nos estudos e evita aquele sentimento de estar perdido.
Seguirei explorando os conteúdos e aprendendo passo a passo. A troca aqui no fórum faz toda a diferença para quem está começando. Valeu mesmo pelo compartilhamento!
Olá, tenho utilizado o Claude no Chat, porém tenho pesquisado sobre o Claude Code e Coworking, acredito que ambos possam alavancar ainda mais os processos que o Claude Chat fica limitado.
Boa, Fred — interessante esse ponto que você trouxe.
Também tenho visto essa evolução das ferramentas, além do uso mais básico em chat. Pelo que entendo, essas versões mais avançadas tendem a atuar melhor em tarefas mais estruturadas, como apoio direto no código e organização de fluxos.
Como ainda estou no início, tenho focado em fortalecer a base e usar essas ferramentas como apoio, mas sem depender totalmente.
Vou dar uma olhada melhor nessas opções que você comentou.
Obrigado por compartilhar — agregou valor à troca!
Olá, eu utilizo bastante o Gemini e o Claude Code para auxilio de Lógica(Cuidado para não copiar o código pronto e Busque entender como resolver o problema).
O Gemini precisa que você oriente bem o que quer, principalmente na lógica, senão o código pode acabar virando uma bagunça difícil de entender depois.
O Claude não é muito diferente, mas costuma lidar melhor com prompts mais longos e organizados.
Independente de qual IA você escolher, vale muito a pena aprender como usar bem os prompts para extrair as melhores respostas.
Foi boa, Gustavo — trouxe um ponto bem prático.
Faz total sentido esse cuidado com prompts e, principalmente, em não só copiar a resposta, mas entender a lógica por trás. No fim, a ferramenta acelera, mas quem resolve o problema ainda é o raciocínio.
Esse ponto sobre organizar melhor o que se pede também é chave — quanto mais claro o direcionamento, melhor a qualidade da resposta.
Vou aplicar isso nos estudos.
Obrigado pelo compartilhamento — agregou valor à troca!