Ao parar para observar, percebo que o software deixou de ser um acessório para se tornar a infraestrutura invisível da minha rotina. Ele impacta meus estudos e meu trabalho ao atuar como um grande otimizador de processos. O grande impacto pra mim é a facilidade de resolver tarefas 'burocráticas' em poucos cliques, o que me deixa com mais tempo livre para focar no que realmente importa.
Consigo identificar a criatividade nessas tecnologias no exato momento em que o código transcende a execução técnica para oferecer soluções personalizadas e antecipar necessidades. A criatividade reside na inteligência que organiza dados brutos em experiências fluidas, permitindo que o software funcione como um parceiro criativo que sugere caminhos, organiza o caos informacional e expande as fronteiras do que consigo fazer sozinha. É nesse ponto que o ele deixa de ser operacional e passa a ser uma ferramenta de expressão e inovação.
Por outro lado, essa onipresença da tecnologia também exige um olhar crítico sobre como os algoritmos podem moldar e gerenciar nossa atenção. Identificar o limite entre a automação que liberta e a funcionalidade que aprisiona é fundamental pra quem deseja participar ativamente da economia criativa.