1. Como essas tecnologias têm impactado sua rotina, seus estudos ou seu trabalho?
Os softwares são parte inerente ao meu cotidiano, facilitando a minha rotina e otimizando o meu tempo. Desde o despertador ao acordar até as mensagens instantâneas, tudo flui de forma bem mais rápida. No ambiente de trabalho, por exemplo, essas ferramentas processam cálculos complexos, organizam minha agenda com lembretes e me conectam a pessoas do mundo todo durante as reuniões. Além disso, tenho a praticidade de editar documentos e planilhas na nuvem e sanar qualquer dúvida em questão de segundos.
2. Você consegue identificar situações em que o uso de software envolveu criatividade?
Pessoalmente, percebo os softwares como excelentes instrumentos e provocadores de ideias. Com o uso dessas ferramentas, podemos criar novos sons, imagens, vídeos, além de termos acesso a um emaranhado de informações e conhecimentos na palma da mão.
Atualmente, sinto a colaboração da tecnologia em quase todas as minhas atividades, mesmo fora do ambiente virtual. Isso acontece ao redigir um texto com o auxílio do corretor ortográfico, ao testar receitas encontradas em aplicativos, na criação de identidades visuais com ferramentas virtuais específicas, ou quando tenho as mais diversas ideias a partir de algum vídeo ou conteúdo que assisti.