2
respostas

Como essas tecnologias têm impactado sua rotina, seus estudos ou seu trabalho?

Como essas tecnologias têm impactado sua rotina, seus estudos ou seu trabalho?
Em todos os paramentros de nossas vidas, da area tecnologica à coisas do cotidiano. Hoje é menos sobre códigos e mais sobre contextos. Quem entende isso deixa de ser só executor e passa a ser parte ativa na construção de soluções que realmente impactam o negócio.

2 respostas

Olá, Esaú!

Meus parabéns por essa reflexão. É excelente ver como você captou a essência do que discutimos no curso: a computação não é apenas um fim em si, mas um meio para transformar a realidade ao nosso redor.

Sua visão está perfeitamente alinhada com o que o mercado espera dos profissionais hoje. Ao dizer que é "menos sobre códigos e mais sobre contextos", você descreve a transição do desenvolvedor técnico para o solucionador de problemas. Entender o cenário em que um software será inserido permite que a tecnologia cumpra seu papel principal, que é agregar valor e facilitar a vida das pessoas, seja em um aplicativo de banco ou na automação de uma planilha de rotina.

Para aprofundar essa mentalidade, vale notar que o código é apenas a "linguagem" que usamos para expressar uma ideia. O verdadeiro trabalho acontece antes, na análise e na modelagem da solução. Você pode explorar mais sobre: Pensando como um Programador.

Você já conseguiu identificar em seu trabalho atual algum desses "contextos" onde uma pequena automação ou mudança de lógica traria um grande impacto para o negócio?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Se eu parar para contar quantas vezes interajo com softwares em um dia comum, o número é impressionante. Tudo começa no despertador do celular e segue nas mensagens de WhatsApp para a família e no GPS para encarar o trajeto até o trabalho. Mesmo fora do expediente, o software está presente no streaming de música durante o deslocamento e, ao final do dia, na plataforma que utilizo para escolher e assistir a uma série ou filme.

Essa tecnologia impacta minha rotina ao simplificar tarefas automáticas. No fim das contas, o software não é apenas programação; é o que viabiliza nossa forma de viver, aprender e criar, permitindo que qualquer pessoa seja também uma idealizadora de soluções para o próprio dia a dia.