2
respostas

Qual habilidade sua que era fundamental 5 anos atrás e hoje já não é mais?

Olá, pessoal!

Gostaria de compartilhar uma reflexão sobre a nossa evolução como profissionais neste mundo de constantes transformações.

Nos últimos cinco anos, percebi que uma habilidade que era fundamental para mim, mas que hoje já não tem tanta relevância, é o desenvolvimento em linguagens de programação específicas, como o uso extensivo de jQuery. Na época, dominar jQuery era crucial para trabalhar com interatividade em sites, mas hoje, com a ascensão de frameworks modernos como React, Angular e Vue.js, a necessidade de saber jQuery diminuiu significativamente.

No mercado de tecnologia, estamos vendo mudanças rápidas e constantes. A demanda por habilidades em Inteligência Artificial e Machine Learning está crescendo exponencialmente. Também há uma grande ênfase em segurança cibernética, desenvolvimento de aplicações em nuvem e metodologias ágeis.

Diante dessas mudanças, acredito que meu foco de estudos agora deveria ser em áreas como aprendizado de máquina, análise de dados e segurança cibernética. Além disso, aprimorar minhas habilidades em frameworks modernos e desenvolvimento para a nuvem é essencial para me manter atualizado e relevante no mercado.

Gostaria de saber de vocês: quais habilidades vocês acham que perderam relevância nos últimos anos e o que estão estudando atualmente para se adaptar às novas demandas do mercado?

Abraços, Ciro

2 respostas

Olá, por mais que tudo o que mencionou vem mudando e atualizando, as novas eras tambem são bem novas e foram de um certo modo criado a partir dos antigos e que estão em constante evolução. Nesta época eu estava em outra área, mas lá mesmo ví que muito o que aprendi e até mesmo realizava, ficara para trás num piscar de olho, mas sempre tinhamos que buscar novas atualizações e até mesmo alterações dentro do módulo do contexto geral.

Olá pessoal Boa noite, sobre atualização eu estou desatualizado a muito tempo. Meu contato com tecnologia limitou -se somente a montagem de PCS não passando disso. Porém sempre tive grande paixão pelo seguimento. É por isso estou aqui em busca do tempo perdido. Tenho 56 anos, trabalho no seguimento3de controle de acesso e quero apreender sobre construção de software pra poder falar com propriedade com meus clientes.