Ei, Leandro! Tudo bem?
Agradeço por compartilhar sua experiência com a gente.
É totalmente normal sentir esse misto de estresse, ansiedade e gratidão ao embarcar em um novo e grande desafio, mas sempre tenha em mente o que o seu lider orientou: a ansiedade paralisa. A melhor forma de combatê-la é com ação estruturada e clareza sobre o progresso.
Uma sugestão é mapear sua evolução e gerenciar a sensação de não estar progredindo, teste adorar a técnica de registro de micro-progressos. Por exemplo:
Quebre a tarefa grande em pequenas tarefas:
Por exemplo: aprender o que é um título CDB", "mapear o fluxo de criação de uma nova operação no sistema X", "ler o manual da funcionalidade Y.
Crie um "Diário de Bordo" Semanal:
No final de cada semana ou do dia, reserve uns 15 minutos para listar até 5 coisas que aprendeu ou praticou, mesmo que pareçam pequenas.
Use indicadores de esforço, não apenas de resultado:
A aprendizagem incial é lenta, então monitore o esforço que você investiu e não apenas no resultado imediato. Por exemplo, "me dediquei 1hora de estudados focado na documentação do sistema todos os dias" ou "conclui 5 módulos do curso XY".
Para anotar todo esse registro você pode usar o Google Docs, Notion ou outra ferramenta que melhor de atende e que pode ficar como uma documentação que poderá ser revisitada sempre que quiser.
Ao olhar esse registro depois de umas 4 semanas você verá o quanto evoluiu e terá evidências dessa evolução. Isso pode tirar um pouco o foco da sensação subjetiva de não estar evoluindo e regula a ansiedade sobre isso.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum. Estou torcendo por você nesse novo desafio!
Até mais, Leandro!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!