Usei as etapas do Design Thinking para resolver um problema que parecia simples, mas me irritava bastante: o acúmulo de louça e bagunça na cozinha no fim do dia.
Imersão
Percebi que, mesmo lavando a louça várias vezes, à noite a pia sempre ficava cheia. Observei minha rotina por alguns dias e percebi que o problema não era só a quantidade de louça, mas a falta de organização nos horários e na distribuição das tarefas. Conversei com mminha família e vi que cada um usava a cozinha em horários diferentes, sem combinar nada.
Ideação
Com o problema mais claro, comecei a pensar em possíveis soluções: lavar a louça logo após cada refeição, definir horários fixos, dividir as tarefas entre todos ou até usar um sistema de “rodízio da pia”. Depois de pensar bem, decidi testar um quadro de tarefas simples, com combinações por dia e horários, e uma nova regra: nada fica na pia por mais de 30 minutos.
Prototipagem
Montei um quadro de tarefas na geladeira usando ímãs com os nomes e horários combinados. Também deixei uma pequena plaquinha na pia com a frase “Pia limpa, mente tranquila”, pra lembrar todos da meta. Era um protótipo bem simples, feito com o que eu tinha em casa.
Validação
Depois de uma semana testando, percebi uma grande diferença. A cozinha ficava mais limpa, ninguém reclamava e o clima em casa ficou mais leve. Fiz uma pequena reunião em família pra ouvir o que acharam, e todos concordaram que o sistema funcionava, só pediram pra ajustar os horários do fim de semana.
No fim, percebi que usar o Design Thinking em casa é uma forma prática de repensar a rotina, ouvir quem vive com você e criar soluções simples que melhoram o dia a dia. Pequenas mudanças, quando pensadas com empatia e planejamento, transformam a convivência e deixam tudo mais tranquilo.