Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Desafio: Criando seu portfólio

Aplicar o processo de Design Thinking me fez enxergar como ele pode ser usado até em situações simples do cotidiano. No meu caso, eu usei as etapas do processo para descobrir por que minhas roupas brancas estavam saindo da máquina com manchas amareladas e no fim eu realmente consegui resolver o problema de um jeito prático e eficiente.

1 - Imersão

Tudo começou quando percebi que minhas roupas brancas estavam ficando manchadas, mesmo lavando certinho e do jeito de sempre. Achei que o sabão fosse o problema, depois pensei que a máquina podia estar suja.
Fiz uma limpeza completa, troquei os produtos, mas nada mudava.
Conversei com alguns vizinhos e descobri que eles também tinham o mesmo problema. Como todo mundo usa água de poço, comecei a desconfiar que o motivo estivesse aí.
Pesquisei um pouco na internet e encontrei várias pessoas relatando manchas parecidas causadas pelo excesso de ferro na água.

2 - Ideação

Com o problema mais claro, comecei a pensar em possíveis soluções. Anotei algumas ideias: ferver a água antes de lavar, usar produtos específicos para ferro ou colocar um filtro na saída de água que vai pra máquina.
Depois de comparar, percebi que a melhor opção seria instalar um filtro antes da caixa d’água, assim eu trataria o problema na origem.

3 - Prototipagem

Pesquisei modelos de filtros indicados para poços e conversei por chat com a loja pra entender como funcionava a instalação. Além de contar com tutoriais no Youtube e a ajuda do meu marido.
Escolhi um modelo simples pra testar primeiro, sem gastar muito, só pra ver se realmente faria diferença.

4 - Validação

Depois que o filtro foi instalado, lavei algumas roupas e, pra minha surpresa elas saíram limpas e sem manchas.
Continuei observando mais alguns dias e notei que até o cheiro da água da casa melhorou.

Depois de ter funcionado, comecei a pensar em como melhorar o sistema.
Pesquisei marcas de refis mais duráveis e até planejei adicionar um segundo estágio de filtragem no futuro. Também compartilhei a experiência com uma vizinha que decidiu futuramente instalar um filtro também.

Isso me mostrou na prática que seguir as etapas do Design Thinking pode ajudar a resolver até problemas da rotina.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta
solução!

Olá, Kevellyn, como vai?

É interessante como você conseguiu aplicar a metodologia em uma situação cotidiana, mostrando que ela não se limita apenas a contextos profissionais, mas também pode gerar soluções práticas em casa.

A forma como você descreveu cada etapa, da investigação até a validação, está clara e coerente. O fato de ter explorado diferentes causas, consultado outras pessoas e validado o resultado com uma solução real reforça bem o raciocínio iterativo do processo.

Por exemplo, ao identificar o ferro na água como fator causador e testar a instalação de um filtro, você transformou uma hipótese em um experimento prático, algo muito alinhado ao conceito de prototipagem rápida.

Parabéns pela aplicação e pela narrativa detalhada da experiência. Continue compartilhando seus projetos por aqui, o fórum está sempre à disposição para acompanhar suas próximas descobertas.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!