Cyber Monday

ATÉ 40% OFF

TÁ ACABANDO!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

[Projeto] Criando o portifólio

Problema: esquecimento de beber água
Imersão: percebi que não bebo água, não tenho nenhum hábito de andar com a garrafa, não sinto sede e o bebedouro fica longe do meu local de trabalho. Ao observar meus colegas, vi que eles andam com uma garrafa grande (1L) e enchem pela manhã e na volta após almoço.

Ideação: comprar uma garrafa grande de água e encher pela manhã, instalar um app de lembrete de água ou colocar um despertador

Prototipagem: configurar o app ou o despertador com base na minha rotina, desde que eu acordo até o horário de dormir, marcar na garrafa horários para beber água

Validação: depois de uma semana com essas práticas, percebi que meu consumo de água aumentou até mesmo naturalmente e senti uma melhora física.

1 resposta

Olá, Beatriz, como vai?

A forma como você observou seu contexto, trouxe referências do comportamento de colegas e estruturou alternativas demonstra atenção aos elementos essenciais da metodologia, mantendo o foco no problema real.

Gostei de como você transformou percepções em ações diretas, especialmente na etapa de prototipagem, onde as soluções são simples, mas conectadas à sua rotina. Uma forma de aprofundar seria explorar um pouco mais as descobertas da fase de imersão, identificando possíveis emoções ou gatilhos que dificultam o hábito. Por exemplo, você poderia testar abordagens como deixar a garrafa sempre à vista na mesa ou associar a ingestão de água a atividades específicas do dia, como iniciar o trabalho ou finalizar uma tarefa.

Agradeço por compartilhar seu processo e o fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!