Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Como eu faria a etapa de imersão

Para começar o processo de Design Thinking, eu faria a etapa de imersão tentando entender bem o problema e o ponto de vista dos usuários.
Primeiro, eu buscaria observar o dia a dia dessas pessoas, prestando atenção em como elas usam o serviço e quais dificuldades aparecem. Essa observação me ajudaria a ver o que normalmente passa despercebido. Depois, eu faria uma pesquisa simples, com perguntas diretas ou até uma caixinha de feedback, para entender melhor a opinião dos usuários e o que poderia ser melhorado.
Por fim, aplicaria a empatia, me colocando no lugar do usuário para sentir na prática como é usar o serviço e ver o que realmente precisa mudar.
Com essas três abordagens eu teria uma visão mais completa do problema e conseguiria pensar em soluções que realmente façam diferença para quem vai usar.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta
solução!

Oi, Kevellyn! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei muito da forma como você estruturou a etapa de imersão, trazendo observação, pesquisa e empatia — três pilares que ajudam a compreender o problema de forma mais profunda. Sua explicação mostra um ótimo entendimento da importância de se colocar no lugar do usuário.

Continue explorando esse olhar investigativo. Dica: ao aplicar a empatia, registre suas percepções em um mapa de empatia, assim você consegue visualizar melhor os sentimentos, dores e necessidades do usuário.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!