Bom dia a todos! Eu gostaria de falar da "escuta ativa" no Customer Success. Bem vejamos o caso: Ana, diretora de Serviços financeiros, acaba de iniciar em seu posto de trabalho na nova companhia, ela é a nova ponto de contato responsável por gerenciar o relacionamento com sua empresa (ByteBank — fornecedora). Nesse contexto, Ana ainda não tem uma visão profunda sobre as operações da sua empresa e/ou sobre os resultados entregues. Assim, a forma com que o profissional de Customer Success lidará com ela nesse momento fará toda a diferença para o futuro do relacionamento. Analisando este caso, e eu sendo uma profissional de Customer Success, suponho para a minha cliente as seguintes perguntas, baseadas no SPIN speling:
Com base no contexto apresentado e utilizando a metodologia SPIN Selling (Situação, Problema, Implicação e Necessidade de solução), aqui estão cinco perguntas que um profissional de Customer Success pode fazer à Ana:
Ana, como está organizada atualmente a gestão dos serviços financeiros na empresa desde sua chegada?
Você já identificou alguma entrave inicial na comunicação ou integração com os fornecedores, como a ByteBank?
Caso essas dificuldades não sejam resolvidas rapidamente, como isso pode impactar no trajeto das operações financeiras?”
4.Se pudéssemos oferecer uma solução que proporcionasse mais clareza e suporte neste início de relacionamento, isso ajudaria você a se posicionar melhor no seu novo cargo?
5.Que tipo de apoio ou informação você considera essencial para garantir que a parceria com a ByteBank seja produtiva desde o início?
E então após a análise de todos os dados da Ana, podemos concluir o plano que se engaja nas dores apresentadas, e que fornecerá a SOLUÇÃO.