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Construção de Estratégia

Nesta aula, vimos a evolução dos padrões de consumo desde 1950 até a era digital, destacando a crescente importância do cliente e suas necessidades.Philip Kotler, o pai do marketing, nos ensina que reter um cliente é mais econômico do que adquirir um novo. Vimos as quatro eras do marketing (produto, pessoa consumidora, valores e digital) e como o foco mudou ao longo do tempo.O cliente 4.0 busca soluções para suas dores, valor e sucesso. Atendimento cordial é o mínimo; a diferenciação está na atuação proativa, serviço especializado, qualidade na entrega e uma jornada agradável.Analisamos um caso prático onde a empresa 2, ao focar no contexto e nas dores do cliente, demonstra uma cultura de Customer Success.Lincoln Murphy define Customer Success como o alcance do resultado desejado pelo cliente através das interações com a empresa.Por fim, abordamos os pontos-chave de uma cultura de sucesso do cliente: consumidores exigentes, empresas SaaS e retenção, exploração de oportunidades e foco no pós-venda e relacionamento.

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Oi, Jaqueline! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Você destacou bem que o cliente 4.0 busca valor, solução para suas dores e sucesso contínuo, conectando bem com o conceito de Customer Success apresentado por Kotler e Lincoln Murphy. Sua leitura do caso prático mostra clareza ao relacionar cultura centrada no cliente com atuação proativa e foco no pós-venda.

Siga refletindo sobre como essa visão pode ser aplicada em diferentes contextos de negócio, fortalecendo relacionamento e retenção.

Dica: ao construir uma estratégia de Customer Success, comece mapeando as principais dores do cliente e defina ações práticas para acompanhar o sucesso dele ao longo da jornada, usando feedbacks constantes como guia.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

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