3
respostas

Procrastinação e redes sociais

eu fico observando a dinâmica do tempo veloz que a gente vive hoje eu acho que isso faz com que a gente planeje e também execute pouco ao mesmo tempo isso faz também com que a gente comece muitas coisas e tenha dificuldade de terminar elas porque hoje o tempo e o mercado eles cobram muito da gente tudo tem que ser rápido tem que saber de tudo E aí as redes sociais na minha opinião é uma coisa que você não consegue atualizar acompanhar você olha uma coisa aqui agora passa 10 minutos sem nas redes sociais já tem um bom de informações em cada rolada de dedo uma informação que puxa para uma situação diferente para um lugar diferente e você fica lá com seus neurônios indo e vindo indo e vindo e se você é uma pessoa desconectada desse universo você é ignorado então é eu entendo que a procrastinação é algo que tem é um comportamento que ele tem uma origem na própria pessoa mas eu acho que a ambiência laboral e social também colabora com isso

3 respostas

Boa noite a todos!

Entendo que as redes sociais, quando utilizadas em excesso, desviam o foco e geram procrastinação.

Abraços,

Richard.

Essas grandes vilãs para a produtividade eu consigo administrar bem. Quando pego pra estudar ou trabalhar, já esqueço elas de vez. No meu celular, desativei as notificações e a noite coloco no modo não perturbe. Não me falta, que por fim desinstalei do celular.

Redes sociais podem ser um grande fator de procrastinação. Elas são projetadas para capturar e manter a atenção, com notificações constantes, feeds infinitos e conteúdos que ativam recompensas imediatas no cérebro, como vídeos curtos ou posts envolventes. Esse design faz com que seja fácil perder a noção do tempo ao usá-las.

Fatores que contribuem para a procrastinação nas redes sociais:

Dopamina e Recompensas Rápidas: Cada curtida, comentário ou conteúdo interessante gera uma pequena recompensa no cérebro, tornando as redes sociais altamente viciantes.

FOMO (Fear of Missing Out): O medo de perder algo importante ou interessante faz as pessoas verificarem constantemente seus feeds.

Conteúdo Personalizado: Os algoritmos entregam exatamente o que você quer ver, dificultando sair da plataforma.

Distração de Tarefas Mais Difíceis: Redes sociais oferecem uma fuga fácil de atividades que exigem esforço mental ou emocional.

Tempo Indeterminado: O scroll infinito faz com que seja difícil perceber quanto tempo passou.

Como evitar a procrastinação causada por redes sociais?

Defina Limites de Tempo: Use ferramentas que limitem o tempo de uso, como o Controle de Tempo de Tela em smartphones.

Bloqueie Distrações: Apps como Freedom ou Focus@Will podem bloquear temporariamente o acesso às redes.

Crie Rotinas Sem Redes Sociais: Estabeleça períodos específicos do dia para desconectar.

Use Redes com Intenção: Entre com objetivos claros e evite navegar sem propósito.

Substitua o Hábito: Em vez de pegar o celular, leia um livro ou pratique um hobby.

Esses passos podem ajudar a reduzir os impactos negativos das redes sociais e aumentar a produtividade.