Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Faça como eu fiz: meus objetivos.

Como atualmente estou focada em concursos e considerando a atividade proposta, defini metas claras e realistas, alinhadas aos princípios SMART, para me ajudar a manter a disciplina e acompanhar meu progresso, além de complementar meu aprendizado com cursos da Alura.

OBJETIVO 1: Concluir a preparação teórica para o concurso do IBGE até fevereiro de 2026.

• Estudar todo o material do IBGE até 14/02/2026, seguindo um cronograma semanal dividido por disciplinas.
  • Estudar 3 horas por dia, de segunda a sexta, até 14/02/2026, registrando o tempo de estudo para garantir constância.
  • Estudar 4 horas por dia, aos sábados e domingos, até 14/02/2026, priorizando exercícios e revisão.
  • Realizar 45 minutos de revisão diária, de segunda a domingo, até 14/02/2026, utilizando métodos de revisão.

OBJETIVO 2: Complementar a formação técnica para melhorar desempenho no concurso e no mercado.

• Fazer 1 hora de cursos da Alura por dia, de segunda a sexta, até 18/02.
  • Registrar o progresso nos cursos diariamente, garantindo a conclusão dentro do prazo.
  • Aplicar semanalmente o conteúdo aprendido, criando resumos ou mapas mentais.

OBJETIVO 3: Manter constância, organização e evolução contínua no estudo.

• Monitorar diariamente o cumprimento das horas de estudo, usando minha planilha, até fevereiro de 2026.
  • Realizar 2 simulados por mês (aos domingos), até 14/02/2026, analisando os erros em até 48h após a realização.
  • Revisar o cronograma de estudos a cada 15 dias, ajustando carga e prioridades conforme o desempenho nos exercícios.
  • Manter taxa mínima de cumprimento de 80% do cronograma mensal, garantindo disciplina e constância.
1 resposta
solução!

Oi, Nayarah! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Você estruturou bem seus objetivos, fica claro que você está usando os princípios SMART para criar um caminho organizado e possível de acompanhar. Isso mostra intenção e direção, algo muito útil quando falamos de hábitos e metas. Continue firme nesse processo, pois você está criando uma rotina que fortalece sua disciplina e te deixa mais perto do que deseja conquistar.

Como dica, você pode criar um pequeno quadro semanal com as metas mais importantes e marcar o que foi concluído. Isso te ajuda a visualizar seu avanço e perceber se algum ponto precisa de ajuste.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!