1
resposta

Nível atual - UX/UI

Atualmente me considero em nível júnior na carreira de UX/UI, pois estou em formação e ainda não atuo formalmente como designer. No entanto, trago uma bagagem consolidada em Arquivologia, Governança da Informação e Gestão de Processos, o que contribui significativamente para meu pensamento sistêmico e estruturado.
No meu mapa T-shape, identifico como base horizontal competências relacionadas à análise de processos, organização da informação e documentação técnica. Já na profundidade, pretendo me especializar em UX para sistemas corporativos e ambientes regulados.
As competências que preciso fortalecer incluem pesquisa com usuários, prototipação em baixa e alta fidelidade, testes de usabilidade e construção de portfólio com microcases.
Como plano de ação, estou estruturando meus estudos com foco na aplicação prática, desenvolvendo microcases e utilizando o framework GROW para organizar minha evolução.

1 resposta

Olá, Gabriel, como vai?

Sua reflexão sobre o nível atual está bem estruturada e demonstra maturidade na forma de analisar a própria trajetória. Mesmo estando em fase júnior na prática de UX/UI, a bagagem em Arquivologia, Governança da Informação e Gestão de Processos agrega valor direto ao trabalho em experiência do usuário, especialmente em contextos corporativos e regulados, como você mencionou.

Esse repertório tende a influenciar positivamente atividades como arquitetura da informação, definição de taxonomias e modelagem de fluxos complexos. Em projetos de sistemas internos, por exemplo, é comum lidar com grande volume de dados, regras de negócio rígidas e necessidade de rastreabilidade. Um profissional com visão de governança consegue estruturar jornadas considerando compliance, versionamento de informações e padronização documental, algo que muitas vezes não é aprofundado por quem vem de formações mais generalista.

O fórum permanece à disposição para que você compartilhe a evolução do portfólio ao longo da jornada. Será um prazer acompanhar seu desenvolvimento.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!