1
resposta

Autoavaliação do meu nível atual em UX Design

Atualmente me encontro no nível iniciante/estudante em UX Design, pois iniciei meus estudos recentemente e ainda não atuo profissionalmente na área. No momento, ainda não consigo executar processos de UX com autonomia, pois estou construindo minha base de conhecimento. Já tive contato teórico com conceitos como pesquisa com usuários, design sistêmico, métricas e testes de usabilidade, mas ainda preciso praticá-los. Para evoluir, preciso fortalecer essas competências e ganhar mais repertório e prática.

1 resposta

Olá, Thaylane, como vai?

Sua autoavaliação demonstra uma compreensão clara sobre o momento atual da sua jornada. Identificar que você está na fase de construção de base é um passo fundamental para direcionar seus estudos com eficiência. O contato com temas como pesquisa, métricas e design sistêmico já estabelece um bom alicerce teórico, e o próximo passo natural é a aplicação prática desses conceitos para desenvolver a autonomia que você busca.

Para fortalecer essas competências, você pode aplicar o modelo T-shape focado em aprofundar uma dessas áreas enquanto mantém o conhecimento generalista sobre as demais. Por exemplo, ao estudar pesquisa com usuários, você pode criar um roteiro de entrevista para um problema cotidiano e tentar executá-lo com conhecidos, transformando a teoria em um microcase prático para o seu portfólio.

Parabéns por compartilhar sua trajetória e por essa análise honesta, continue se dedicando aos estudos e compartilhando seu progresso. Qualquer dúvida, o fórum está a disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!