1
resposta

linguagem não verbal positiva e negativa

Um exemplo de linguagem verbal positiva pra mim é me colocar no mesmo nível da pessoa com quem estou me comunicando, se ela estiver sentada, também sentarei para ficar no mesmo nível do olhar dela, e o lado negativo dessa mesma linguagem é se eu ficar em pé enquanto a pessoa está sentada, vou passar a mensagem de que me sinto superior a pessoa, que estou com pressa de concluir a conversa com ela.

1 resposta

Oi, Ana. Tudo bem com você?

O exemplo que você trouxe é muito rico porque vai além do óbvio. Pensar no nível físico do corpo em relação ao outro é uma forma sutil e poderosa de comunicar respeito e presença, e pouquíssimas pessoas têm essa consciência de forma espontânea. A leitura que você faz do lado negativo, ficar em pé enquanto o outro está sentado, também é precisa: essa assimetria física transmite urgência ou distância mesmo sem nenhuma palavra.

Esse tipo de percepção apurada sobre o próprio comportamento é o que torna a linguagem não verbal uma ferramenta real, e não só um conceito teórico.

Para aprofundar ainda mais essa consciência, vale observar, nas próximas conversas, não só o seu posicionamento, mas o do outro. Quando a pessoa muda de postura durante o diálogo, inclina o corpo para frente ou recua, por exemplo, isso também comunica algo. Ler esses sinais em tempo real ajuda a ajustar a própria comunicação de forma mais dinâmica.

Obrigado por compartilhar sua reflexão com o fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!