Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Qual sua maior linguagem não verbal?

Minha maior linguagem não verbal positiva é a presença. A forma como estou presente em imagem em determinados locais e situações. desde a roupa , os acessorios, a forma de organizar o cabelo. A forma de chegar , de comprimentar , de sentar, de andar e até o ritmo de minha respiração. Depois a forma como gesticulo as mãos , o contato visual , o sorrir e acenar com a cabeça em concordancia de estou te ouvindo atentamente.

Minha forma negativa de linguagem corporal é interromper as falas ,levantando as mãos, por ansiedade. Ficar inquieta na cadeira com papeis por desinteresse .

1 resposta

Oi, Jaqueline, como vai?

A sua reflexão sobre os elementos da linguagem não verbal traz pontos fundamentais para o desenvolvimento de uma comunicação interpessoal de alto impacto. Identificar a própria postura física, as escolhas estéticas, a gesticulação e até as reações geradas pela ansiedade ou pelo desinteresse demonstra um alto nível de autopercepção. Compreender esses sinais é o primeiro passo para alinhar a intenção do que se deseja comunicar com a percepção real do receptor.

Uma estratégia interessante para potencializar os pontos positivos observados é o espelhamento sutil da linguagem corporal do interlocutor durante diálogos estratégicos. Essa técnica consiste em adotar, de maneira natural, uma postura corporal semelhante à da pessoa com quem conversamos, sintonizando o ritmo da fala ou a inclinação do corpo. Por exemplo, se a outra pessoa adota um tom de voz mais brando e uma postura inclinada para frente ao compartilhar uma ideia, alinhar o próprio corpo de forma parecida ajuda a gerar uma sensação mútua de empatia, conexão e acolhimento no ambiente profissional.

Observando os pontos que você pontuou como negativos, de que forma você acredita que as técnicas de escuta ativa poderiam te auxiliar a canalizar a ansiedade no momento em que outras pessoas estiverem com a palavra?

Parabéns pelas excelentes percepções compartilhadas e pela coragem em analisar os seus próprios pontos de melhoria comunicativa. Continue praticando essas habilidades no seu cotidiano e lembre-se de que o fórum está inteiramente à disposição para apoiar a sua jornada de aprendizado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!