1
resposta

Faça como eu fiz: qual sua maior linguagem não verbal?

minha liguagem não verbal positiva que mais utilizo e sempre me certifico de estar fazendo é manter o contato visual, além disso mantenho uma postura descontraida

um ponto negativo que acho que posso melhor é a minha gesticulação, em situações de nervosismo posso gesticular demais e pode acabar se tornando um gesto exagerado.

1 resposta

Olá, Ana. Como vai?

Muito obrigado por compartilhar a sua reflexão aqui no fórum! Esse exercício do curso de Comunicação é excelente para desenvolvermos a nossa autopercepção, que é o primeiro passo para nos tornarmos comunicadores melhores.

A sua prática de manter o contato visual é excelente. Na linguagem não verbal, o contato visual transmite segurança, demonstra que você está realmente prestando atenção no interlocutor e gera uma forte conexão e empatia. Combinar isso com uma postura descontraída (mas profissional) ajuda a quebrar barreiras e deixa as pessoas ao seu redor mais confortáveis para dialogar.

Sobre o ponto que você mencionou que deseja melhorar — a gesticulação excessiva em momentos de nervosismo —, saiba que isso é algo muito comum. Quando estamos ansiosos, o nosso corpo acumula energia e tenta descarregá-la por meio de movimentos repetitivos ou exagerados.

Para te ajudar a lapidar esse ponto, deixo aqui algumas sugestões práticas de boas práticas para o dia a dia:

• A regra da "caixa imaginária": Tente manter as suas mãos e gestos dentro de um espaço que vai da altura da sua cintura até o meio do peito. Gestos que ultrapassam a linha dos ombros ou se estendem muito para os lados costumam passar a impressão de falta de controle ou agitação.
  • Gesticulação funcional: Use as mãos para ilustrar o que você está dizendo, e não apenas para se movimentar. Por exemplo, se estiver listando três pontos, use os dedos para contar; se for falar de crescimento, faça um movimento ascendente discreto.
  • Pausa para as mãos: Quando perceber que está gesticulando demais, faça uma pausa consciente e repouse as mãos unidas suavemente na frente do corpo ou sobre a mesa. Isso ajuda a centralizar a sua energia e a retomar o controle do ritmo da fala.

A consciência que você já tem sobre os seus próprios gestos é o elemento mais importante para conseguir ajustá-los aos poucos. Continue praticando!

Espero que possa ter lhe ajudado!