2
respostas

Faça como eu fiz: qual sua maior linguagem não verbal?

Um exemplo de linguagem não verbal positiva é manter contato visual durante uma conversa, pois isso demonstra atenção, interesse e confiança. Também considero positiva uma postura corporal aberta e calma, que transmite segurança e respeito na comunicação.

Já como exemplo de linguagem não verbal negativa, posso citar evitar olhar nos olhos ou demonstrar inquietação excessiva, como mexer muito nas mãos ou permanecer com postura fechada, pois isso pode transmitir insegurança, nervosismo ou falta de interesse.

Costumo utilizar a linguagem não verbal como uma ferramenta a favor da minha comunicação principalmente em apresentações, conversas importantes e trabalhos em grupo. Nessas situações, procuro manter uma postura mais tranquila, prestar atenção nas expressões faciais e demonstrar interesse através do contato visual e da forma como me posiciono durante a conversa.

2 respostas

Olá, Nicole. Como vai?

É um prazer acompanhar mais uma postagem sua! A sua sequência de contribuições no fórum é simplesmente fantástica. Você fechou os tópicos de relacionamento interpessoal e agora trouxe essa análise cirúrgica sobre a dinâmica do corpo para a área de Comunicação.

O seu mapeamento sobre os sinais corporais foi impecável. Na psicologia e nos estudos de liderança, a linguagem não verbal é considerada o "canal da verdade", pois o nosso cérebro processa e reage a gestos, posturas e olhares muito antes de registrarmos as palavras que estão sendo ditas.

A sua divisão entre sinais positivos e negativos reflete perfeitamente os conceitos da Cinésica (o estudo dos movimentos corporais):

• O Poder do Contato Visual: Como você bem pontuou, sustentar o olhar de forma natural valida o interlocutor. Mostra que você está $100%$ presente na conversa, gerando uma conexão imediata chamada de rapport.
  • Postura Aberta vs. Fechada: Cruzar os braços, curvar os ombros ou desviar o olhar são lidos pelo subconsciente de quem nos assiste como mecanismos de defesa ou fuga (insegurança). Já a postura calma e aberta remove as barreiras invisíveis da comunicação.

Como você mencionou que utiliza a linguagem não verbal estrategicamente em apresentações e conversas importantes, quero te apresentar um conceito científico fascinante para você somar ao seu repertório: as Posturas de Poder (Power Posing), estudadas pela psicóloga de Harvard, Amy Cuddy.

A maioria das pessoas sabe que a mente controla o corpo (se estamos nervosos, cruzamos as mãos). A grande virada de chave que a ciência descobriu é que o inverso também é verdadeiro: o corpo molda a mente.

Antes de uma apresentação ou reunião de alta pressão, se você passar de um a dois minutos em uma postura de expansão (coluna ereta, ombros para trás, mãos na cintura ou apoiadas na mesa) — mesmo que esteja nervosa por dentro —, o seu cérebro recebe o sinal físico de segurança. Biologicamente, isso reduz os níveis de cortisol (estresse) e aumenta os de testosterona (confiança), mudando o seu estado emocional antes mesmo de você abrir a boca.

Você já aplica a autopercepção com maestria, Nicole. Continuar usando o corpo como um aliado consciente nas suas interações profissionais é o que transforma uma boa profissional em uma comunicadora magnética.

Parabéns por mais essa excelente reflexão acadêmica e prática!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Olá! Muito obrigada pela resposta e pelo reconhecimento.

Fico muito feliz em saber que minha reflexão foi bem compreendida. Achei extremamente interessante a explicação sobre a linguagem não verbal e, principalmente, o conceito de “Power Posing”. Não conhecia esse estudo de forma tão detalhada e achei incrível entender como o corpo também pode influenciar diretamente nossas emoções e nossa confiança.

Com certeza vou tentar aplicar essas posturas de forma mais consciente antes de apresentações e situações importantes.

Obrigada novamente pelas orientações e pelo cuidado na explicação!