Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Dúvida sobre rotinas de servidor

Olá, pessoal tudo bem?

Queria perguntar sobre rotinas de servidor...
Há algum tempo atrás vi o pessoal da minha ex-empresa falando em limpeza de servidor (no caso um Windows).

Primeiro gostaria de perguntar, onde se faz essa limpeza? É nos arquivos? é no banco de dados? é na pasta Temp? É no HD? é limpeza de usuários?

Segundo quais são as outras rotinas (acho que administrativas) que um servidor tem que um analista faz? Eu sei sim que backup é uma delas...Mas isso talvez seja feito de forma automática...o que eu quero dizer é que eu procuro por rotinas feitas manualmente por um analista, porque isso é parte do trabalho dele...pois quero entender que um servidor precisa pra ficar rodando direto em produção...

2 respostas
solução!

Entendo perfeitamente a sua dúvida. Quando as pessoas de TI falam em "limpeza de servidor", a verdade é que elas podem estar se referindo a várias coisas ao mesmo tempo, dependendo do contexto. No ecossistema Windows Server, essa limpeza geralmente acontece em camadas. Na camada do sistema operacional e do HD, envolve sim a exclusão de arquivos temporários (a famosa pasta Temp), logs antigos do sistema que acumulam gigabytes com o tempo, e restos de atualizações do Windows Update que não são mais necessários. Na camada de banco de dados, a limpeza significa apagar registros duplicados, indexar tabelas ou limpar históricos de transações para liberar espaço e acelerar as consultas. Também existe a limpeza de usuários, que consiste em desativar contas de funcionários que saíram da empresa e remover permissões antigas por questões de segurança. Portanto, a resposta é: a limpeza acontece em todos esses lugares que você citou, de forma integrada.

Para manter um servidor rodando direto em produção sem gargalos, um analista de infraestrutura precisa executar várias outras rotinas administrativas. Embora muitas tarefas cruciais como o backup e a aplicação de patches de segurança básicos sejam automatizadas por scripts e ferramentas de gerenciamento, o trabalho humano e manual do analista continua sendo vital. O servidor não se mantém sozinho; ele precisa de supervisão constante, análise crítica e intervenções estratégicas que as ferramentas automáticas não conseguem decidir por si mesmas.

Entre as rotinas manuais mais comuns, destaca-se a auditoria e verificação dos logs de eventos do Windows (Event Viewer). O analista abre essa ferramenta manualmente para caçar avisos e erros silenciosos que ainda não derrubaram o sistema, mas que indicam que algo vai falhar em breve. Outra atividade manual muito importante é a gestão de capacidade. O profissional analisa gráficos de uso de memória RAM, processamento (CPU) e IOPs do disco para prever se a empresa precisará investir em mais hardware nos próximos meses devido ao crescimento dos acessos.

Além disso, o analista realiza testes manuais de restauração de backup. Não basta o backup rodar sozinho na madrugada; o profissional precisa, periodicamente, tentar recuperar esses dados em um ambiente isolado para garantir que os arquivos não estão corrompidos e que a empresa realmente conseguirá se salvar em caso de desastre. Por fim, existem as janelas de manutenção planejadas, onde o analista atualiza manualmente sistemas legados.

Espero ter ajudado.

Parabéns pelo empenho nos estudos e continue praticando.

Para que mais pessoas consigam visualizar a sua solução proposta, é recomendado que você marque este tópico como solucionado. Assim pode ajudar ainda mais pessoas :)

Bons estudos!

Perfeito thiago, muito obrigado, marcado como solução.